2Tm 4:21 – Antes que chegue o inverno

2Tm 4:21 – Antes que chegue o inverno

💡 Com o inverno se aproximando, este devocional usa a passagem bíblica de 2 Timóteo 4:21a para incentivar os leitores a fazerem as coisas importantes antes que seja tarde demais. O autor destaca a importância de amizades, livros e gestos de amor, e encoraja os leitores a se aproximarem de Cristo hoje, em vez de esperar até amanhã.

Escrito por Diego Gonçalves em 11/06/2021 - Repost em 16/06/2023

Devocional:

Daqui a dez dias, o inverno começa no Brasil. Por isso, achei apropriado utilizar alguns pensamentos do famoso sermão “Venha antes do Inverno”, de Clarence Macartney.

O texto que leremos hoje está na segunda carta a Timóteo, capítulo 4 e versículo 21, apenas a primeira parte. Diz assim:

“Faça todo o possível para estar aqui antes do inverno.” — (2 Tm 4.21a, NVT)

Se você não conhece o contexto dessa passagem, ao escrever a segunda carta a Timóteo, Paulo estava aprisionado em Roma, aguardando o julgamento e possível condenação. Ele sabia que sua vida estava no fim. O infame imperador Nero jogou a culpa do incêndio de Roma sobre os cristãos. E Paulo, como líder deles, acabou sendo julgado, condenado e decapitado em Roma.

Nesse ínterim, Paulo, que deixou Timóteo pastoreando a igreja de Éfeso, escreveu-lhe pedindo: “Timóteo, meu amigo, venha me visitar. E quando você vier, passe em Troâde e pegue meus livros”.

Eis aqui nossa primeira lição: Faça amizade com bons livros. Eles nunca vão te abandonar. Em seguida, Paulo continua escrevendo: “Timóteo, depois que você pegar meus livros, lembre-se de pegar o manto que eu deixei aí também”.

Backlink | Photo by Sixteen Miles Out on Unsplash

Eis aqui nossa segunda lição: O manto de Paulo, que fora manchado com o sangue de suas feridas por causa de Cristo, agora o manteria aquecido. Por isso, o apóstolo disse: “Timóteo, faça todo o possível para estar aqui antes do inverno!”.

Uma outra explicação possível é que Timóteo teria que viajar de barco para encontrar Paulo. No entanto, não havia navegação no inverno, porque as águas do mar Mediterrâneo eram perigosas demais.

E essa é a nossa terceira lição: Antes do inverno ou nunca! Há algumas coisas que nunca serão feitas a menos que sejam feitas “antes do inverno”.

Se Timóteo não seguisse viagem naquele mesmo dia de outono, dia em que recebeu a carta do apóstolo, não poderia encontrar Paulo na primavera, porque o apóstolo já estaria morto. Assim, há certas coisas na vida que precisam ser feitas antes do inverno chegar. Uma palavra de gratidão, de amor, um gesto de carinho, um presente. Se não for hoje, amanhã poderá ser tarde.

Em conclusão, quero lembrar você mais uma vez: Temos poucos dias até que o inverno chegue. Por isso, venha antes que o último vento do outono retire as folhas das árvores que estão sobre os campos! Venha antes que seu coração se esfrie! Venha antes que seu desejo pelas coisas espirituais acabe! Venha hoje, porque amanhã sua disposição poderá mudar.

Quando o Espírito Santo convida alguém a vir a Cristo, Ele nunca diz “amanhã”, mas sempre “hoje”. Hoje é o dia da salvação. Hoje, se você ouvir a voz de Deus, não endureça o coração. Venha antes do inverno chegar. Venha a Cristo hoje!

— — — — — — — — — — — —
*Devocional baseado no sermão “Come Before Winter”, de Clarence Macartney (1879-1957)*Texto: Diego Gonçalves // Escrito para: Igreja Dae Han | MEP

#devocional #mep #daehan #igreja #bíblia #oração


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.