a close up of a snake in the grass
|

A Doutrina da Depravação Total

Pode surpreender você descobrir que o arminianismo e o calvinismo concordam totalmente na doutrina da depravação total. Muitas pessoas acreditam que a humanidade é bastante má, mas não tão má a ponto de não poder escolher aceitar a oferta de salvação de Deus. Esse tipo de crença é, na verdade, a heresia do semi-pelagianismo. Calvinistas e arminianos concordam que a humanidade é totalmente corrupta e incapaz, por si só, de aceitar o evangelho.

Alternativas à Depravação Total


Antes de examinar a depravação total, vamos dar uma olhada rápida em algumas das alternativas: pelagianismo e semi-pelagianismo.

Pelagianismo

Pelágio foi um monge britânico dos séculos 4 e 5 que enfatizava a vida santa. Ele não acreditava que as consequências do pecado de Adão eram passadas para seus descendentes. Em vez disso, ele sustentava que todos nascem em um estado moralmente neutro. Com o ensinamento certo, o homem era capaz de viver de uma maneira que agradaria a Deus. Por isso, o homem tem a escolha de fazer o bem ou o mal sem qualquer restrição de uma natureza pecaminosa nativa.

Pelágio e Agostinho se enfrentaram sobre isso em 418 d.C. e novamente em 431 d.C. Os ensinamentos de Pelágio foram declarados heréticos pelos concílios de Cartago e Éfeso. Esses mesmos concílios também apoiaram a posição de Agostinho sobre a depravação total. Vale notar que é possível que Pelágio não tenha defendido todas as ideias atribuídas a ele. Mas, independentemente disso, ele é creditado com elas.

Semi-Pelagianismo

Outro monge, João Cassiano, é creditado por tentar encontrar um meio-termo entre o pelagianismo e o agostinianismo. Cassiano defendia que há uma centelha de bondade no homem. O suficiente para permitir que ele comece a jornada, momento em que Deus assume e conclui o trabalho. Essa posição, que veio a ser conhecida como semi-pelagianismo, também foi rotulada como heresia. Novamente, é incerto se Cassiano realmente acreditava no que foi acusado. A ênfase tanto do pelagianismo quanto do semi-pelagianismo está no livre-arbítrio humano; a capacidade da humanidade de escolher livremente, sem qualquer ajuda de Deus, aceitar sua oferta de salvação.

Se você se encontra nesse grupo, você não é nem calvinista nem arminiano; você caiu na heresia do semi-pelagianismo. Independentemente do que você possa ouvir os calvinistas proclamarem, o arminianismo não é diferente do calvinismo no que diz respeito à depravação total.

Um Resumo da Doutrina da Depravação Total

Agora vamos dar uma olhada na depravação total conforme ensinada por John Calvin e Jacob Arminius. A depravação total ensina que a humanidade foi criada à imagem de Deus e era santa. Mas a humanidade caiu de seu estado sem pecado quando desobedeceu à ordem de Deus de não comer do fruto da Árvore do Conhecimento. Quando fizeram isso, morreram espiritualmente, foram separados de Deus e caíram em condenação.

Ser totalmente depravado não significa que somos tão maus quanto poderíamos ser. Mas significa que temos uma inclinação natural para o pecado e que nosso estado natural é corrupto, incapaz de pensar, querer ou fazer qualquer coisa boa por nós mesmos. Isso inclui ser capaz de ganhar qualquer favor de Deus, fazer qualquer coisa para nos salvar do julgamento de Deus ou até mesmo acreditar no evangelho de Cristo.

Eu não posso tomar a iniciativa na salvação. Se Deus não fizer algo primeiro para me capacitar a crer, eu nunca crerei. É um ato de graça por parte de Deus que me capacita a crer. Minha vontade não é livre para escolher Deus. Embora haja alguma diferença entre calvinistas e arminianos quanto ao livre-arbítrio, nisso eles concordam; não se tem naturalmente livre-arbítrio para escolher crer.

Referências Bíblicas para a Doutrina da Depravação Total

  • A humanidade foi criada boa, mas caiu em pecado através da desobediência deliberada. – Gênesis 1:26-28; 3:1-19
  • Todos os seres humanos são pecadores e desobedientes a Deus; estamos mortos em nossos pecados. – Efésios 2:1-3; Romanos 3:23; Colossenses 2:13
  • Não há ninguém que faça o bem. – Romanos 3:9-18
  • Em nosso estado pecaminoso natural, somos incapazes de agradar a Deus. – Romanos 8:7-8
  • Ninguém pode vir a Cristo a menos que o Pai os atraia – João 6:44

Citações sobre a Doutrina Arminiana da Depravação Total


Jacob Arminius


Neste estado, o livre-arbítrio do homem em relação ao verdadeiro bem não está apenas ferido, aleijado, enfermo, inclinado e enfraquecido; mas também está aprisionado, destruído e perdido. E seus poderes não estão apenas debilitados e inúteis a menos que sejam assistidos pela graça, mas ele não tem poderes exceto aqueles que são excitados pela graça divina. Pois Cristo disse: “Sem mim nada podeis fazer.” Santo Agostinho, após meditar diligentemente em cada palavra desta passagem, fala assim: “Cristo não diz, sem mim podeis fazer pouco; nem diz, sem mim podeis fazer qualquer coisa árdua, nem sem mim podeis fazê-lo com dificuldade. Mas Ele diz, sem mim nada podeis fazer! Nem diz, sem mim não podeis completar nada; mas sem mim nada podeis fazer.”

Os Remonstrantes

Que o homem não tem graça salvadora de si mesmo, nem da energia de seu livre-arbítrio, na medida em que, no estado de apostasia e pecado, ele não pode, por si mesmo, pensar, querer ou fazer qualquer coisa que seja verdadeiramente boa (como a fé salvadora é eminentemente); mas é necessário que ele nasça de novo de Deus em Cristo, através do Seu Espírito Santo, e renovado no entendimento, inclinação ou vontade, e em todos os seus poderes, para que ele possa compreender corretamente, pensar, querer e efetuar o que é verdadeiramente bom, de acordo com a Palavra de Cristo, João 15:5, “Sem mim nada podeis fazer.”

– Artigo 3 dos Cinco Artigos da Remonstrância

John Wesley

John Wesley estava em completo acordo com John Calvin e Martin Luther em sua compreensão do pecado original. Wesley ensinava que, como resultado da Queda, a imagem moral de Deus (santidade, justiça, amor e conexão ou relacionamento com Deus) é completamente destruída na humanidade. Os seres humanos em seu estado natural estão espiritualmente mortos para Deus, totalmente pecaminosos, incapazes de mudar a si mesmos e incapazes até de estarem cientes de seu estado. Se os seres humanos vão ser salvos, Deus é quem deve tomar a iniciativa. Se os seres humanos vão ser despertados, convencidos de seu pecado, exercer fé para se apropriar do novo nascimento, então Deus deve fazer a obra, porque a humanidade não tem recursos internos dos quais tirar para se mover em direção a Deus e progredir no caminho da salvação.

Uma Nota sobre Ser Arminiano

Um calvinista é alguém que segue os ensinamentos de João Calvino. Um arminiano é alguém que segue os ensinamentos de Jacó Armínio. Pode alguém que não segue os ensinamentos de João Calvino ser corretamente considerado um calvinista? Ou pode alguém que não segue os ensinamentos de Jacó Armínio ser corretamente considerado um arminiano?

Para esta série de posts, o arminianismo, ou o arminianismo clássico, será definido com base nos ensinamentos de Jacó Armínio e dos Remonstrantes, seus primeiros seguidores. Admite-se que muitos que se chamaram arminianos acreditaram e ensinaram coisas com as quais Armínio não concordava. Isso é lamentável, mas também é verdade para os calvinistas.

A depravação total é uma área onde alguns que se chamam arminianos se aventuraram no semi-pelagianismo. Mas isso não é arminianismo. O arminianismo sempre sustentou firmemente a Doutrina da Depravação Total.

O que vem a seguir?

Este artigo foi o sexto estudo de uma série de posts que descreverão a soteriologia arminiana conforme ensinada por Jacob Arminius e John Wesley. Vou focar em seis ensinamentos específicos do arminianismo:

Aviso
As opiniões expressas aqui são exclusivamente minhas e não refletem necessariamente as de qualquer outra pessoa, grupo ou organização. Embora eu acredite que reflitam os ensinamentos da Bíblia, sou um ser humano falível e sujeito a mal-entendidos. Por favor, sinta-se à vontade para deixar qualquer comentário ou pergunta sobre este post na seção de comentários abaixo. Estou sempre interessado no seu feedback.

Sobre às Fontes:

Sou grato à Sociedade dos Arminianos Evangélicos por este esboço e vou utilizar muitos de seus recursos. Também usarei “Teologia Arminiana: Mitos e Realidades” de Roger Olson e “Cristianismo Clássico: Uma Teologia Sistemática” de Thomas Oden, os “Cinco Artigos da Remonstrância”, alguns “sermões de John Wesley, e obviamente, “As Obras de Jacó Armínio” como recursos para este estudo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *