person in black shirt and pants standing on green and orange light
|

Presciência, Eleição e Predestinação

Um dos desafios ao estudar teologia é a terminologia. Por exemplo, as três palavras no título deste post. Presciência, eleição e predestinação são todas palavras bíblicas, mas nem todos as interpretam da mesma maneira.

Isso é particularmente verdadeiro no debate entre Arminianismo e Calvinismo. Ambos os lados acreditam na presciência, eleição e predestinação, mas eles significam algo bem diferente quando usam esses termos. Este post é escrito principalmente para descrever como um arminiano os usaria. Mas também irá contrastar esse uso com o calvinismo.

Presciência

A palavra traduzida como presciência tem formas substantivas e verbais. Segundo o “Critical Greek Lexicon” de Bullinger, o verbo “presciência” significa “conhecer, perceber, aprender ou entender de antemão, tomar nota de.” Esta palavra é usada em Romanos 8:29, “Pois aqueles que Deus conheceu de antemão, Ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.” Também em Romanos 11:2, “Deus não rejeitou o seu povo, que de antemão conheceu.”

De acordo com Bullinger, o substantivo presciência significa: “uma percepção antecipada”. Esta palavra é usada em Atos 2:23, onde Jesus “foi entregue a vocês [os judeus] pelo plano deliberado e presciência de Deus,” e em 1 Pedro 1:2, onde encontramos que fomos “escolhidos segundo a presciência de Deus Pai.”

Como você pode ver nas definições, ambas as variações da palavra expressam que algo é conhecido ou percebido antes de acontecer, e nas Escrituras, isso é aplicado a Deus; que Deus sabe de antemão o que acontecerá no futuro. Além disso, Deus não apenas sabe pouco antes de acontecer. Sua presciência do universo se estende à eternidade passada. Deus sempre soube o que acontecerá durante o curso de nossa história.

Presciência no Calvinismo

Como Deus conhece o futuro? Como Ele pode ter presciência? Muitos calvinistas diriam que Deus conhece o futuro porque Ele o decretou. Que o universo e tudo nele estão operando de acordo com o plano determinista de Deus. Para o calvinista, a presciência é baseada na predestinação.

Nos quatro versículos acima que tratam da presciência, o calvinista assume a predestinação devido à sua visão determinista; um exemplo de interpretar as Escrituras para apoiar sua teologia. Mas se você não está preso ao determinismo, então essas passagens simplesmente dizem que Deus sabia de antemão. Ele sabia o que faríamos. E Ele sabia quem viria a Ele com fé. Afinal, é isso que presciência significa: uma percepção antecipada.

Presciência no Arminianismo

O arminianismo concorda que Deus tem um plano para o universo que Ele está desenvolvendo, mas nega o determinismo. A maior falha vista no determinismo é que ele logicamente faz de Deus o autor do mal. Se tudo está acontecendo exatamente como Deus planejou, então é difícil não vê-lo como sendo responsável pelo pecado e pelo mal. Muitos calvinistas negam que Deus seja o autor do mal. Mas parece difícil evitar essa conclusão em um universo determinista.

Os arminianos acreditam que Deus conhece o futuro sem causá-lo, ou pelo menos não todo. Existem várias explicações desenvolvidas para expressar como Deus conhece o futuro. O determinismo é uma delas. O molinismo é outra que alguns, mas não todos, arminianos aceitam. Atualmente, não consigo descrever adequadamente o molinismo. Mas se você estiver interessado, pode encontrar uma descrição aqui.

Para mim, é suficiente reconhecer que o Deus onipresente e onisciente está em todo o tempo; nosso passado, presente e futuro são todos agora para Ele. Escrevi mais extensivamente sobre isso em um post anterior, se você estiver interessado nas minhas reflexões sobre o assunto.

Predestinação

Outra palavra semelhante é proorizō. Esta é traduzida na NVI quatro vezes como predestinado, uma vez como “decidido de antemão,” e uma vez como destinado. Bullinger define esta palavra como “definir limites, decretar ou ordenar de antemão.” Esta palavra poderia facilmente ser pensada como predestinação; expressando que Deus determinou algo que acontecerá no futuro.

As duas primeiras utilizações desta palavra estão em Romanos 8:29-30; “aqueles que Deus conheceu de antemão Ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” e “aqueles que Ele predestinou, Ele também chamou.” Em ambos os usos, a predestinação é baseada na presciência de Deus. Deus escolheu fazer algo com base no que Ele conhece de antemão.

Em Efésios 1:5, Paulo diz que “em amor Ele [Deus] nos predestinou para a adoção de filiação por meio de Jesus Cristo.” Isso é semelhante ao uso em Romanos, com esta passagem descrevendo Deus como predestinando alguns para serem adotados como filhos. Em Efésios, a razão dada para sua predestinação à filiação foi seu amor. Isso contrasta com a passagem em Romanos, onde foi sua presciência.

De acordo com o Plano de Deus

Esta palavra é usada novamente em Efésios 1:11, onde Paulo diz que “Nele [Cristo] também fomos escolhidos, tendo sido predestinados de acordo com o plano daquele que realiza tudo conforme o propósito da sua vontade.” Nesta passagem, a predestinação é baseada no plano de Deus. Embora esta passagem possa facilmente ser usada para apoiar o determinismo, a pergunta deve ser feita; quão detalhado é o plano de Deus? Deus planejou tudo em detalhes minuciosos? Ou seu plano é salvar todos os que crerem? Ou algo intermediário?

Se você aceitar que o plano é em grande detalhe, então você precisa estar disposto a creditar a Deus todo o mal que acontece no mundo; algo que a maioria dos arminianos não está disposta a fazer. Acreditamos que as Escrituras indicam que a vontade de Deus é mais permissiva. Ele permite que a humanidade tenha alguma autonomia, para fazer escolhas e ser responsável por elas. E o plano de Deus é salvar todos os que crerem.

A Crucificação de Jesus

Em Atos 4:28, Pedro, falando sobre a crucificação de Jesus, diz aos outros crentes que “Eles [os judeus] fizeram o que o teu [Deus] poder e vontade tinham decidido de antemão que acontecesse.” Os líderes religiosos judeus, assim como Pilatos e Herodes, agiram para cumprir o propósito de Deus de crucificar Jesus. O que foi que Deus decidiu de antemão que acontecesse? Que Jesus fosse crucificado? Ou que judeus específicos crucificassem Jesus com Pilatos e Herodes como cúmplices?

Entendo isso como significando que o que Deus decidiu de antemão realizar foi o sacrifício expiatório de Jesus na cruz. E que Deus, em sua presciência, sabia que Pilatos, Herodes e os judeus escolheriam cumprir o propósito de Deus.

O Mistério da Redenção

Em 1 Coríntios 2:7, Paulo, falando sobre o mistério de Deus, diz à igreja de Corinto: “Não, declaramos a sabedoria de Deus, um mistério que estava oculto e que Deus destinou para a nossa glória antes do começo dos tempos.” Paulo não define explicitamente o que é o mistério que Deus tinha oculto. Mas inclui a crucificação de Jesus e seu significado para nós.

Isso se encaixa com o que Pedro diz em 1 Pedro 1:18-20, “Pois vocês sabem que não foi com coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas com o precioso sangue de Cristo, um cordeiro sem mancha ou defeito. Ele foi escolhido antes da criação do mundo, mas foi revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.” Cristo foi escolhido antes da criação para nos redimir; uma escolha que foi oculta, ou um mistério. Deus predestinou que Cristo fosse crucificado para nos redimir do pecado, antes da criação do mundo.

Eleição

Eleição é uma palavra frequentemente usada com predestinação, mas tem um significado distinto. O adjetivo eklektos significa ‘escolhido, preferido, selecionado’. É traduzido na NVI como escolhido doze vezes e como eleito dez vezes. O substantivo eklogē significa “uma escolha, seleção, aquilo que é escolhido”. É traduzido na

NVI como escolhido três vezes, como eleição três vezes e uma vez como eleito. Geralmente, as palavras são usadas para se referir àqueles que Deus escolheu para ser seu povo; Deus elege os eleitos. Para ambos arminianos e calvinistas, Deus faz a eleição, e aqueles que Ele elege se tornam os eleitos.

Visões Contrastantes da Eleição

A grande diferença em como arminianos e calvinistas entendem a eleição está no que o eleitor, Deus, e os eleitos, humanos, contribuem para a eleição. Os calvinistas são monergistas, acreditando que o Espírito Santo é totalmente responsável pela regeneração, incluindo a escolha de quem será regenerado. Não há esforço humano envolvido na regeneração. Nem a seleção para regeneração é baseada em qualquer coisa que a pessoa possa fazer ou escolher. Isso é geralmente conhecido como eleição incondicional; Deus faz tudo.

Os arminianos, por outro lado, são sinergistas, sustentando que a regeneração é um esforço cooperativo entre o eleitor e os eleitos. Os arminianos reconhecem a total incapacidade da humanidade de participar da regeneração. Mas a graça preveniente de Deus nos capacita a poder nos submeter à obra de Deus ou recusá-la. A parte humana nesta sinergia é se submeter à obra do Espírito Santo. Isso não contribui em nada para o esforço. A abordagem sinergista da eleição é geralmente chamada de eleição condicional; a eleição é condicional à nossa submissão à obra do Espírito Santo.

A Parábola do Banquete de Casamento

O que as Escrituras dizem sobre a eleição? Na maior parte, as passagens que se referem à eleição não esclarecem muito essa questão. Elas simplesmente se referem àqueles que são os eleitos de Deus. Mas há duas passagens que considero úteis para entender a eleição.

A primeira está em Mateus 22:1-14, a parábola do banquete de casamento. Nesta parábola, todos os que puderam ser encontrados foram convidados para o banquete. Muitos dos que foram convidados primeiro se recusaram a vir. Enquanto muitos dos que foram convidados depois comparecem ao banquete de casamento. E havia um que veio vestido de forma inadequada e foi expulso. No final da parábola, Jesus disse que “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.” O chamado foi feito a toda a população, mas apenas aqueles que responderam adequadamente foram escolhidos, ou eleitos. Esta parábola apoiaria a visão arminiana da eleição. Mas a próxima é muito mais desafiadora.

Um Desafio em Romanos

No nono capítulo de Romanos, Paulo discute a soberania de Deus na eleição. Aqui, Paulo está focado em Israel, o povo escolhido de Deus no Antigo Testamento. Nos versículos 6-9, ele aponta que ser descendente de Abraão não te torna parte dos eleitos de Deus. E ele deixa isso ainda mais claro nos versículos 10-13 usando Esaú e Jacó.

10 E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque. 11 Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, 12 não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: “O mais velho servirá ao mais novo”. 13 Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”.

Romanos 9:10-13 (NVI)

Esta passagem pareceria apoiar a visão calvinista da eleição, especialmente se tomada isoladamente. Mas se Deus ama o mundo todo (João 3:16); não quer que ninguém pereça (2 Pedro 3:9) e quer que todos sejam salvos (1 Tim. 2:4); então esta passagem não pode simplesmente significar que Deus escolhe arbitrariamente alguns para a salvação e outros para a reprovação. Então, como esta passagem pode ser entendida à luz do restante da Bíblia?

O Propósito de Deus na Eleição

Qual era/é o propósito de Deus na eleição? Qual é o propósito de Ele escolher pessoas? 1 Pedro 2:9-10 dá pelo menos uma resposta parcial a isso.

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 10 Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

1 Pedro 2:9-10 (NVI)

Escolhidos para Louvar

Somos um povo escolhido, ou eleito, para que possamos anunciar os louvores daquele que nos chamou das trevas para a sua luz. Na parábola do banquete de casamento, quem eram os que louvariam o rei que os convidou? Eram aqueles que foram escolhidos. Mas eles o louvariam porque foram escolhidos? Ou foram escolhidos porque eram os que o louvariam? É provável que seja o último. Os não escolhidos não se importavam em vir e provavelmente não estavam inclinados a louvar o rei.

Então, o propósito de Deus na eleição pareceria ser selecionar para si um povo que seria responsivo a Ele. Romanos 9:11-12 deixa claro que a eleição não é baseada em obras, eu não posso fazer nada para ser escolhido, e um arminiano ortodoxo concordaria com isso. Na verdade, a única discordância que um arminiano teria com um calvinista sobre esta passagem é que discordamos que a eleição é arbitrária.

Respondendo ao Desafio de Romanos

Deus quer que todos sejam salvos, mesmo que por nós mesmos sejamos incapazes de responder à sua oferta de salvação. Mas Deus nos capacita a responder, e todos os que respondem são escolhidos de acordo com o propósito de Deus para nós; o propósito de nos tornarmos a possessão especial de Deus que anunciará seus louvores. Eu argumentaria aqui que Jacó foi escolhido em vez de Esaú, não porque Jacó tivesse feito algo bom ou fosse melhor que Esaú; mas porque Deus sabia que Jacó seria responsivo ao propósito de Deus e Esaú não.

O Chamado Global ao Arrependimento

Uma última coisa em relação à eleição diz respeito ao convite de Deus para a salvação. O Novo Testamento está repleto de passagens que convocam as pessoas ao arrependimento e a terem fé em Jesus. E como crentes, somos chamados a compartilhar as boas novas com todas as pessoas. Mas se apenas alguns são eleitos, e isso é independente de qualquer coisa que eles façam, então o chamado global ao arrependimento e fé pareceria ser uma farsa. Por que Deus atrairia as pessoas com algo que Ele não está disposto a lhes dar?

Entre as muitas passagens que convocam todos ao arrependimento está Romanos 10:9-13, apenas alguns versículos após a passagem discutida acima. O versículo 13 expressa claramente que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Claro, não podemos invocar seu nome sem a ajuda da graça de Deus. Mas se essa graça não é estendida a todos, então você tem que ignorar o claro significado do que Paulo está dizendo aqui. ‘Todo aquele’ indicaria que a oferta está aberta a todos, não apenas a alguns poucos. E, se a eleição incondicional fosse verdadeira, por que as pessoas são instruídas a invocar o nome do Senhor? Isso não aconteceria automaticamente quando o Espírito irresistivelmente as chamasse?

Resumo da Ópera

A presciência refere-se ao conhecimento de Deus sobre o futuro, embora não implique que Deus ordene ou decrete o futuro. Ele pode vê-lo porque é onisciente. A predestinação refere-se ao ato de Deus de ordenar algo para ocorrer. Às vezes, Deus apenas vê o futuro, e em outras vezes Deus determina, ou predestina, o futuro. E a eleição refere-se à escolha de Deus de certos indivíduos para serem sua possessão especial. O povo de Deus são os eleitos.

Qual é a relação entre esses três termos, todos usados em conexão com nossa salvação? Acredito que a presciência logicamente vem primeiro. Em Romanos 8:29, Paulo diz que aqueles que Deus conheceu de antemão Ele também predestinou, implicando que a predestinação é baseada na presciência de Deus. Também acredito que a eleição se encaixa entre esses dois, que Deus elege aqueles que Ele conhece de antemão e então os predestina. Deus, em sua presciência, sabe quem responderá à graça preveniente e à sua oferta de salvação; Ele escolhe esses para serem seu povo especial; e então os predestina para serem conformes à imagem de Cristo.

O que vem a seguir?

Este artigo foi o sexto estudo de uma série de posts que descreverão a soteriologia arminiana conforme ensinada por Jacob Arminius e John Wesley. Vou focar em seis ensinamentos específicos do arminianismo:

Aviso
As opiniões expressas aqui são exclusivamente minhas e não refletem necessariamente as de qualquer outra pessoa, grupo ou organização. Embora eu acredite que reflitam os ensinamentos da Bíblia, sou um ser humano falível e sujeito a mal-entendidos. Por favor, sinta-se à vontade para deixar qualquer comentário ou pergunta sobre este post na seção de comentários abaixo. Estou sempre interessado no seu feedback.

Sobre às Fontes:

Sou grato à Sociedade dos Arminianos Evangélicos por este esboço e vou utilizar muitos de seus recursos. Também usarei “Teologia Arminiana: Mitos e Realidades” de Roger Olson e “Cristianismo Clássico: Uma Teologia Sistemática” de Thomas Oden, os “Cinco Artigos da Remonstrância”, alguns “sermões de John Wesley, e obviamente, “As Obras de Jacó Armínio” como recursos para este estudo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *