selective focus photo of person laying hand over the sunset
| |

A Soberania de Deus e o Livre-Arbítrio Humano

Eu planejava escrever sobre a graça de Deus, mas decidi primeiro discutir a soberania de Deus e o livre-arbítrio humano. É um equívoco pensar que os calvinistas acreditam apenas na soberania de Deus enquanto os arminianos acreditam no livre-arbítrio, mas com soberania limitada. Isso não é correto. Ambas as posições acreditam na soberania e no livre-arbítrio*, embora signifiquem coisas diferentes com esses termos. Acredito que analisar isso ajudará a entender melhor o papel da graça de Deus. Mas primeiro, quero olhar brevemente para a onisciência de Deus em relação ao futuro. Como Deus pode conhecer o futuro?

* calvinistas argumentam que o homem possui livre agência, mas não livre-arbítrio, pois o livre-arbítrio, na visão calvinista, sugere uma capacidade irrealista de escolher livremente Deus sem influência do pecado, enquanto a livre agência reconhece a liberdade dentro das limitações da natureza humana caída.

Deus e o Futuro

Um dos atributos de Deus comum a todas as teologias cristãs ortodoxas é sua onisciência. Deus sabe de tudo, não apenas no presente e no passado, mas também no futuro. Deus sabia, antes de começar a criar o universo, exatamente o que eu faria durante minha vida. Mas como Ele conhece um futuro que ainda não aconteceu? Vamos dar uma olhada breve em três alternativas.

1ª alternativa: Calvinismo e Determinismo

O calvinista acredita que Deus conhece o futuro porque Ele o decretou. O determinismo é inerente à soberania de Deus segundo o calvinismo; a ideia de que nada acontece sem a direção específica de Deus. Assim, porque Deus determinou o futuro, Ele pode conhecê-lo. Acredito que é justo afirmar que essa era a compreensão de Calvino e de muitos outros. Mas muitos calvinistas rejeitam a ideia de determinismo divino, acreditando que temos um livre-arbítrio limitado.

2ª alternativa: Arminianismo e Livre-Arbítrio

O arminiano acredita que Deus conhece o futuro porque Ele é transcendente. Ele está fora do tempo e pode ver o passado, presente e futuro sem necessariamente impactá-los. Os arminianos acreditam que grande parte do futuro é decretada por Deus, mas deixam espaço para as ações de livre-arbítrio da humanidade, com Deus não violando a liberdade que deu às suas criaturas. Deus conhece todas as escolhas possíveis que eu poderia fazer, bem como quais eu realmente farei, e planeja de acordo.

3ª alternativa: Teísmo Aberto e Onisciência Limitada

O teísmo aberto ensina que Deus não conhece o futuro exaustivamente. Que Deus não pode saber quais escolhas a humanidade fará no futuro e precisa esperar até que ajam para conhecer a ação. Isso é principalmente porque o futuro ainda não existe. Então, como Deus poderia conhecê-lo? Esse ensino limita a onisciência de Deus e o torna falível em seus tratos com a humanidade. É possível que Ele nos direcione de uma certa maneira, mas depois descubra que, devido às ações de outros, sua orientação estava equivocada. Às vezes isso é identificado como arminianismo, mas não é.

Soberania e Livre-Arbítrio no Calvinismo, de uma Perspectiva Arminiana

Como mencionado acima, a soberania para o calvinista envolve determinismo. Nada acontece em toda a criação sem o decreto de Deus. Todo evento no mundo natural, bem como cada ação do homem, acontece sob a direção de Deus. Então, onde entra o livre-arbítrio humano nisso? Os calvinistas defendem o que chamam de livre-arbítrio compatibilista, ou livre-agência que é compatível com o determinismo. Isso significa que Deus me fez de tal maneira que eu escolho livremente fazer o que Ele quer que eu faça. No entanto, como não posso escolher de outra forma, isso dificilmente parece ser livre-arbítrio.

Deus é Responsável pelo Nosso Pecado?

Porque Deus determina especificamente tudo o que acontecerá, parece que Ele também é responsável por tudo, incluindo o pecado. A maioria dos calvinistas tenta se distanciar da ideia de que Deus causa o pecado. Mas acredito que é uma consequência inevitável do determinismo.

A resposta deles à questão do pecado é difícil de seguir, mas é algo assim: o homem é totalmente depravado e incapaz de fazer qualquer bem sem a graça de Deus. Deus não força as pessoas a pecar. Mas Ele retira sua graça delas para que sejam incapazes de obedecer a Deus. Portanto, a responsabilidade por seu pecado é inteiramente delas, e não de Deus. Essencialmente, isso soa para o arminiano como Deus nos dizendo para pegar uma bola em sua mão. Depois, Ele a segura tão alto que não podemos alcançá-la e nos culpa por não conseguir.

Visões Diferentes da Predestinação

Talvez a questão mais significativa em relação ao determinismo seja a visão calvinista da predestinação. Para o calvinista, a predestinação diz respeito à salvação. Nesta visão, Deus predestinou algumas pessoas para a salvação, mas não outras. A predestinação dos eleitos por Deus não é baseada em nada que possam fazer. Em vez disso, Deus, em sua sabedoria divina e maneiras insondáveis, simplesmente os escolheu. Alguns calvinistas acreditam na dupla predestinação. Essa visão sustenta que alguns são predestinados para a ruína. Muitos rejeitam a dupla predestinação, mas, na minha opinião, é isso que sua compreensão de predestinação implica, quer chamem assim ou não.

Para o arminiano, isso soa como Deus criando pessoas arbitrariamente com o propósito expresso de condená-las ao inferno simplesmente porque não as escolheu. Tornando-as responsáveis por algo que eram incapazes de alcançar por conta própria. Algo que Ele poderia dar a elas, mas retendo esse meio delas.

O arminiano geralmente vê o determinismo divino como nada mais do que Deus sendo um mestre de marionetes. Puxando os cordões da humanidade e tornando Deus responsável por tudo o que acontece na criação, incluindo o pecado e o mal. É difícil ver um Deus amoroso e misericordioso nisso.

Soberania e Livre-Arbítrio no Arminianismo

Arminius rejeitou essa visão de soberania. Não por um desejo de livre-arbítrio, mas por como ele entendia que isso refletia o caráter de Deus. Como reconciliar um Deus santo, justo e amoroso com um que é o autor do pecado? Um que responsabiliza a humanidade por algo que ela não pode evitar. O livre-arbítrio humano, em vez de estar no centro do arminianismo, é uma maneira de transferir a responsabilidade pelo pecado de Deus para a humanidade. Porque a humanidade é responsável por seu próprio pecado, Deus pode punir justamente o pecado sem prejudicar sua santidade.

Uma Alta Visão da Soberania

Contrariamente à opinião popular nos círculos calvinistas, o arminianismo tem uma alta visão da soberania de Deus. De certa forma, até mais alta que a dos calvinistas. Para o arminiano, a soberania de Deus significa que nada acontece no universo que Deus não permita. Na verdade, muito, se não a maioria, do que acontece é decretado por Deus. Mas acreditamos que Deus deu ao homem um livre-arbítrio limitado, embora corrompido pela queda. Uma vontade que é capaz de fazer escolhas reais.

Nossa depravação nos impede de escolher crer em Cristo. Mas somos capazes de escolher livremente a cor da camisa que vamos usar, o que vamos comer no jantar, para onde vamos nas férias ou com quem vamos nos casar. No entanto, não importa quais escolhas façamos, Deus as conhecia antes da criação. E Ele trabalha através delas para realizar seu propósito na criação. Para o arminiano, Deus permite o pecado, mas não o decreta. Mas mesmo ao permitir o pecado, Ele o usa para realizar seu propósito. Deus também previne o mal gratuito se o bem não puder resultar disso.

Predestinação e Livre-Arbítrio na Soteriologia Arminiana

Os arminianos também acreditam em uma forma de predestinação. Mas, em vez de ser por razões arbitrárias, Deus predestina com base em sua presciência de quem responderá à sua oferta de graça. A predestinação, em vez de determinar a salvação, diz respeito àqueles que são salvos. Todos os que aceitam a oferta de graça de Deus são predestinados a serem conformes à imagem de Cristo. Aqueles que resistem à sua graça enfrentam a condenação. Não porque Deus queira que sejam condenados, mas porque escolheram rejeitar a oferta de salvação de Deus.

Em contraste com o livre-arbítrio compatibilista (livre-agência) do calvinismo, os arminianos acreditam no livre-arbítrio libertário. O livre-arbítrio libertário é a capacidade de fazer escolhas diferentes das que realmente fiz. O livre-arbítrio humano é totalmente depravado e totalmente incapaz de fazer qualquer coisa que agrade a Deus. Sem a atuação da graça de Deus, não posso agradá-lo. E nisso estamos de acordo com os calvinistas. Mas Deus dá a cada um de nós uma medida de graça que nos capacita a fazer o bem. Por causa dessa ‘graça comum’, podemos ser justamente responsabilizados por nossos pecados. Embora eu seja totalmente corrupto, a graça de Deus me capacita a fazer boas escolhas morais, e por isso não tenho desculpa.

Visões Contrastantes da Soberania

A visão calvinista da soberania é ‘soberania por decreto’. Em outras palavras, Deus é como um mestre de marionetes puxando todos os cordões e fazendo tudo e todos dançarem ao seu ritmo. Eu sei que essa descrição é ofensiva para a maioria dos calvinistas, mas é difícil para mim imaginá-la de outra forma.

A visão arminiana é mais a de um ‘maestro soberano’. Deus é como um maestro de orquestra que trabalha para harmonizar a música de cada músico em sua visão. Cada membro da orquestra é independente e contribui com suas próprias notas. Mas o maestro tem um plano que está realizando. E ele trabalha para juntar todas as partes díspares em um todo magnífico. Enquanto o maestro humano não é garantido o sucesso, Deus não falhará; seu plano será bem-sucedido.

Mas Por Quê?

Então, por que o Deus soberano concederia à humanidade a capacidade de fazer escolhas livres em vez de simplesmente direcionar todos os nossos assuntos? Acredito que isso está relacionado ao seu propósito na criação. Por que Ele criou o universo? Acredito que foi para produzir a igreja. Em Apocalipse 21, vemos um novo céu e uma nova terra criados. E no centro desta nova criação está Jerusalém, a Noiva de Cristo, a Igreja.

Acredito que Deus está usando a criação atual como um lugar não apenas para produzir a igreja, mas também para desenvolvê-la para o que está por vir. O desenvolvimento de nosso caráter agora é importante. E que melhor maneira de fazer isso do que nos permitir fazer escolhas, incluindo erros? De certa forma, somos como crianças agora. O que seremos ainda não é conhecido. Mas acredito que Deus nos criou para um propósito especial. E, como um Pai amoroso, Ele está nos guiando ao longo do caminho. Que melhor maneira de nos moldar do que nos permitindo fazer escolhas em vez de simplesmente sermos programados? Realmente tenho dificuldade em entender o propósito de um universo determinista. Por que Deus não poderia simplesmente pular essa fase, acelerar a programação e começar seus eleitos na nova criação?

O Propósito de Deus

Nada que aconteceu na história do universo foi uma surpresa para Deus. Ele sabia, antes de nos criar, que rejeitaríamos seu senhorio e seguiríamos nosso próprio caminho. Seu plano de redenção não foi uma tentativa de nos reconquistar depois que frustramos seu plano. Era o plano desde o início (1 Pedro 1:18-20). Deus quer que aqueles que respondam a Ele o façam com fé (Hebreus 11:6), não porque sejam obrigados.

Por conta própria, somos incapazes de responder com fé. Mas a graça de Deus permite que a humanidade se submeta a Deus ou continue a resistir a Ele. É pela fé, capacitada pela graça, que podemos entrar em um relacionamento com Deus. Um relacionamento que continuará pelo resto da eternidade. Deus criou a humanidade com livre-arbítrio por uma razão; Ele quer que escolhamos livremente servi-lo e amá-lo, bem como desenvolver a maturidade. E acredito que o exercício de nossas vontades agora, enquanto nos desenvolvemos, está nos preparando para a eternidade e sua tarefa para nós lá.

Referências Bíblicas

  • “Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.” – Salmo 90:2
  • “Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou poderes ou governantes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.” – Colossenses 1:16-17
  • “Grande é o nosso Senhor e poderoso em força; não há limite para o seu entendimento.” – Salmo 147:5
  • “Nada em toda a criação está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” – Hebreus 4:13
  • “Jesus olhou para eles e disse: ‘Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.’” – Mateus 19:26
  • “Tua, Senhor, é a grandeza e o poder e a glória e a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Em tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.” – 1 Crônicas 29:11-12
  • “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” – Jó 42:2
  • “O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas.” – Salmo 135:6
  • “Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.” – Efésios 1:11-12
  • “O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas.” – Salmo 135:6
  • “O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.” – Provérbios 16:4
  • “Pois aqueles que Deus de antemão conheceu, ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” – Romanos 8:29-30
  • “E o Senhor Deus ordenou ao homem: ‘Você é livre para comer de qualquer árvore do jardim; mas não deve comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque quando dela comer, certamente você morrerá.’” – Gênesis 2:16-17
  • “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como alguns julgam. Em vez disso, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” – 2 Pedro 3:9
  • “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; antes, sirvam uns aos outros humildemente em amor.” – Gálatas 5:13
  • “Se alguém escolher fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.” – João 7:17
  • “Mas, se lhes parece indesejável servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor.” – Josué 24:15
  • “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” – Apocalipse 3:20
  • “Consequentemente, quem se rebela contra a autoridade está se rebelando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trarão condenação sobre si mesmos.” – Romanos 13:2
  • “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.” – 1 Coríntios 10:13
  • “Contudo, a todos os que o receberam, aos que creram em seu nome, deu o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus.” – João 1:12-13
  • “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, bênçãos e maldições. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam e para que amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus pais, Abraão, Isaque e Jacó.” – Deuteronômio 30:19-20
  • “Portanto, ó israelitas, eu os julgarei a cada um de acordo com os seus caminhos, declara o Soberano Senhor. Arrependam-se! Voltem-se de todos os seus delitos, para que o pecado não cause a queda de vocês. Libertem-se de todos os delitos que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agrada a morte de ninguém, declara o Soberano Senhor. Arrependam-se e vivam!” – Ezequiel 18:30-32

Citações

“Eu digo então que, embora todas as coisas sejam ordenadas pelo conselho e arranjo certo de Deus, para nós, no entanto, elas são fortuitas, — não porque imaginamos que a Fortuna governa o mundo e a humanidade, e vira todas as coisas de cabeça para baixo ao acaso (que pensamento sem coração esteja longe de todo coração cristão); mas como a ordem, método, fim e necessidade dos eventos, estão, em sua maior parte, escondidos no conselho de Deus, embora seja certo que são produzidos pela vontade de Deus, eles têm a aparência de serem fortuitos, sendo essa a forma sob a qual se apresentam a nós, seja considerada em sua própria natureza, seja estimada de acordo com nosso conhecimento e julgamento. Suponhamos, por exemplo, que um comerciante, depois de entrar em uma floresta na companhia de indivíduos confiáveis, se afasta imprudentemente de seus companheiros e se perde até cair em um covil de ladrões e ser assassinado. Sua morte não só foi prevista pelo olho de Deus, mas também foi fixada por seu decreto.”

– João Calvino, Institutas da Religião Cristã 1.16.9

Para outras citações calvinistas sobre a ordenação do pecado por Deus, veja o artigo “Deus Ordena o Pecado?”

Como exemplo: “Deus controla tudo o que existe e tudo o que acontece. Não há uma coisa que exista ou que aconteça que Ele não tenha decretado e causado — nem mesmo um único pensamento na mente do homem. Como isso é verdade, segue-se que Deus decretou e causou a existência do mal. Ele não meramente permitiu, porque nada pode se originar ou acontecer à parte de sua vontade e poder. Como nenhuma criatura pode tomar decisões livres ou independentes, o mal nunca poderia ter começado a menos que Deus o decretasse e causasse, e não pode continuar por um momento a mais sem a vontade de Deus para que continue ou sem o poder de Deus ativamente fazendo-o continuar.” –

Vincent Cheung: O Problema do Mal, A Soberania de Deus

“Se certas palavras e formas de expressão não são empregadas nelas, que são capazes de ser entendidas de maneiras diferentes e fornecem ocasião para disputas. Assim, por exemplo, no Artigo 14 da Confissão [Holandesa], lemos as seguintes palavras, ‘nada é feito sem a ordenação de Deus’; se pela palavra ‘ordenação’ se significa ‘que Deus designa coisas de qualquer tipo para serem feitas,’ esse modo de enunciação é errôneo, e segue-se como consequência dele, que Deus é o autor do pecado. Mas se significa ‘que, seja o que for que seja feito, Deus ordena para um bom fim,’ os termos em que é concebido são, nesse caso, corretos.” – Jacob Arminius, Declaração de Sentimentos X.4

“Neste estado, o livre-arbítrio do homem em relação ao verdadeiro bem não está apenas ferido, aleijado, enfermo, inclinado e enfraquecido; mas também está aprisionado, destruído e perdido. E seus poderes não estão apenas debilitados e inúteis a menos que sejam assistidos pela graça, mas ele não tem poderes exceto aqueles que são excitados pela graça divina. Pois Cristo disse: ‘Sem mim nada podeis fazer.’ Santo Agostinho, após meditar diligentemente em cada palavra desta passagem, fala assim: ‘Cristo não diz, sem mim podeis fazer pouco; nem diz, sem mim podeis fazer qualquer coisa árdua, nem sem mim podeis fazê-lo com dificuldade. Mas Ele diz, sem mim nada podeis fazer! Nem diz, sem mim não podeis completar nada; mas sem mim nada podeis fazer.'”

– Jacob Arminius, Disputa Pública 11 Sobre o Livre-Arbítrio do Homem e seus Poderes

“A compreensão de Deus é uma faculdade de sua vida, que é a primeira em natureza e em ordem, e pela qual Ele entende distintamente todas as coisas e tudo o que agora tem, terá, teve, pode ter, ou poderia hipoteticamente ter, qualquer tipo de ser; pela qual Ele também entende distintamente a ordem que todas e cada uma delas possuem entre si, as conexões e as várias relações que têm ou podem ter; não excluindo nem mesmo aquela entidade que pertence à razão, e que existe, ou pode existir, apenas na mente, imaginação e enunciação.”

– Jacob Arminius, Disputa Pública 4 Sobre a Natureza de Deus

“Embora a compreensão de Deus seja certa e infalível, não impõe qualquer necessidade às coisas, pelo contrário, estabelece nelas uma contingência. Pois, sendo uma compreensão não apenas da coisa em si, mas também de seu modo, deve conhecer a coisa e seu modo tal como ambos são; e, portanto, se o modo da coisa é contingente, Ele o conhecerá como contingente; o que não pode ser feito, se esse modo da coisa for alterado em um necessário, mesmo unicamente pela razão da compreensão divina.”

– Jacob Arminius, Disputa Pública 4 Sobre a Natureza de Deus

“E, primeiro, olhemos para toda a obra de Deus na salvação do homem; considerando-a desde o início, o primeiro ponto, até que termine na glória. O primeiro ponto é a presciência de Deus. Deus previu aqueles em cada nação que creriam, desde o início do mundo até a consumação de todas as coisas. Mas, para lançar luz sobre essa questão obscura, deve-se observar bem que, quando falamos da presciência de Deus, não falamos de acordo com a natureza das coisas, mas à maneira dos homens. Pois, se falarmos propriamente, não há tal coisa como presciência ou pós-ciência em Deus. Todo o tempo, ou melhor, toda a eternidade, (para os filhos dos homens,) estando presente a Ele de uma vez, Ele não conhece uma coisa de um ponto de vista de eternidade a eternidade. Como todo o tempo, com tudo o que nele existe, está presente com Ele de uma vez, assim Ele vê de uma vez, tudo o que foi, é ou será, até o fim dos tempos. Mas observe: Não devemos pensar que são porque Ele os conhece. Não: Ele os conhece porque são. Assim como eu (se me for permitido comparar as coisas dos homens com as coisas profundas de Deus) agora sei que o sol brilha: No entanto, o sol não brilha porque eu sei, mas eu sei porque ele brilha. Meu conhecimento pressupõe que o sol brilha; mas não causa isso de forma alguma. Da mesma forma, Deus sabe que o homem peca; pois Ele sabe todas as coisas: No entanto, não pecamos porque Ele sabe, mas Ele sabe porque pecamos; e seu conhecimento pressupõe nosso pecado, mas não o causa de forma alguma. Em uma palavra, Deus, olhando para todas as eras, desde a criação até a consumação, como um momento, e vendo de uma vez o que está nos corações de todos os filhos dos homens, conhece cada um que crê ou não, em cada era ou nação. No entanto, o que Ele conhece, seja fé ou descrença, não é causado de forma alguma pelo seu conhecimento. Os homens são tão livres em crer ou não crer como se Ele não soubesse de forma alguma.”

– John Wesley, Sermão 58 – Sobre a Predestinação

O que vem a seguir?

Este artigo foi o sexto estudo de uma série de posts que descreverão a soteriologia arminiana conforme ensinada por Jacob Arminius e John Wesley. Vou focar em seis ensinamentos específicos do arminianismo:

Aviso
As opiniões expressas aqui são exclusivamente minhas e não refletem necessariamente as de qualquer outra pessoa, grupo ou organização. Embora eu acredite que reflitam os ensinamentos da Bíblia, sou um ser humano falível e sujeito a mal-entendidos. Por favor, sinta-se à vontade para deixar qualquer comentário ou pergunta sobre este post na seção de comentários abaixo. Estou sempre interessado no seu feedback.

Sobre às Fontes:

Sou grato à Sociedade dos Arminianos Evangélicos por este esboço e vou utilizar muitos de seus recursos. Também usarei “Teologia Arminiana: Mitos e Realidades” de Roger Olson e “Cristianismo Clássico: Uma Teologia Sistemática” de Thomas Oden, os “Cinco Artigos da Remonstrância”, alguns “sermões de John Wesley, e obviamente, “As Obras de Jacó Armínio” como recursos para este estudo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *