a book, antique, old

Sermão aos Catecúmenos: Credo Apostólico – de Agostinho de Hipona

A Regra da Fé: O Credo

Recebam, meus filhos, a Regra da Fé, que é chamada de Símbolo (ou Credo). E quando a receberem, escrevam-na em seus corações e repitam-na diariamente; antes de dormir, antes de sair, armem-se com seu Credo. O Credo não é escrito para ser lido, mas para ser recitado, para que o esquecimento não apague o que o cuidado entregou. Que sua memória seja seu registro: o que vocês estão prestes a ouvir, isso devem acreditar; e o que acreditarem, devem recitar com sua língua.

Pois o Apóstolo diz: “Com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Este é o Credo que vocês devem recitar e repetir. Estas palavras que ouviram estão espalhadas pelas Escrituras Divinas, mas foram reunidas em uma só para que a memória das pessoas mais lentas não fosse sobrecarregada; para que todos possam dizer e guardar o que acreditam.

Pois agora vocês não apenas ouviram que Deus é Todo-Poderoso? Mas começam a tê-lo como Pai, quando nascem pela igreja como sua Mãe.

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso

Disto, então, vocês agora receberam, meditaram, e após meditar, seguraram, que devem dizer: “Creio em Deus, o Pai Todo-Poderoso.” Deus é Todo-Poderoso, e ainda assim, embora Todo-Poderoso, Ele não pode morrer, não pode ser enganado, não pode mentir; e, como diz o Apóstolo, não pode negar a Si mesmo. Quantas coisas Ele não pode fazer, e ainda assim é Todo-Poderoso! Sim, Ele é Todo-Poderoso exatamente porque não pode fazer essas coisas.

Pois se Ele pudesse morrer, não seria Todo-Poderoso; se pudesse mentir, ser enganado ou agir injustamente, não seria Todo-Poderoso: porque se isso fosse possível para Ele, Ele não seria digno de ser Todo-Poderoso. Para nosso Pai Todo-Poderoso, é impossível pecar. Ele faz tudo o que quer: isso é Onipotência. Ele faz tudo o que corretamente quer, tudo o que justamente quer; mas tudo o que é mau de fazer, Ele não quer.

O Criador de Todas as Coisas

Não há resistência ao Todo-Poderoso, que Ele não possa fazer o que quer. Foi Ele quem fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, visível e invisível. Invisíveis são os que estão no céu, tronos, domínios, principados, potestades, arcanjos, anjos: todos, se vivermos corretamente, nossos concidadãos. Ele fez no céu as coisas visíveis; o sol, a lua, as estrelas. Com seus animais terrestres Ele adornou a terra, encheu o ar com coisas que voam, a terra com aquelas que andam e rastejam, o mar com aquelas que nadam: tudo Ele encheu com suas próprias criaturas.

Ele fez também o homem à Sua imagem e semelhança, na mente: pois aí está a imagem de Deus. Esta é a razão pela qual a mente não pode ser compreendida nem por si mesma, porque nela está a imagem de Deus. Para isso fomos feitos, para que governássemos as outras criaturas: mas através do pecado no primeiro homem caímos, e todos viemos a herdar a morte. Fomos rebaixados, nos tornamos mortais, fomos preenchidos com medos, com erros: isso pelo mérito do pecado, com o qual todo homem nasce.

O Exorcismo e a Libertação do Pecado

Esta é a razão pela qual, como vocês viram hoje, como sabem, até mesmo crianças pequenas passam por exorcismo; para afastar delas o poder do diabo, seu inimigo, que enganou o homem para que possuísse a humanidade. Não é, então, a criatura de Deus que nos infantes sofre exorcismo ou exsuflação: mas aquele sob quem estão todos os que nascem com o pecado; pois ele é o primeiro dos pecadores. E por isso, por causa de um que caiu e trouxe todos para a morte, foi enviado Um sem pecado, que deve trazer à vida, livrando-os do pecado, todos que acreditam Nele.

O Filho de Deus, Nosso Senhor

Por isso também acreditamos em Seu Filho, isto é, Deus Pai Todo-Poderoso, Seu Único Filho, nosso Senhor. Quando você ouvir sobre o Único Filho de Deus, reconheça-O como Deus. Pois não poderia ser que o Único Filho de Deus não fosse Deus. O que Ele é, isso Ele gerou, embora não seja a mesma Pessoa que Ele gerou. Se Ele é verdadeiramente Filho, Ele é o que o Pai é; se Ele não é o que o Pai é, Ele não é verdadeiramente Filho. Observe criaturas mortais e terrenas: o que cada uma é, isso ela gera.

A Unicidade do Filho de Deus

O homem não gera um boi, a ovelha não gera um cão, nem o cão uma ovelha. Qualquer que seja o que gera, o que ele é, ele gera. Portanto, acredite com coragem, firmeza, fidelidade, que o Gerado de Deus Pai é o que Ele mesmo é, Todo-Poderoso. Essas criaturas mortais geram pela corrupção. Deus gera assim? Aquele que é gerado mortal gera o que ele mesmo é; o Imortal gera o que Ele é: o corruptível gera o corruptível, o Incorruptível gera o Incorruptível: o corruptível gera corruptivelmente, o Incorruptível, incorruptivelmente: sim, gera o que Ele mesmo é, de modo que Um gera Um, e por isso Único.

Você sabe que quando pronunciei o Credo, assim o disse, e assim você deve acreditar; que acreditamos em Deus o Pai Todo-Poderoso, e em Jesus Cristo Seu Único Filho. Aqui também, quando você acredita que Ele é o Único, acredite que Ele é Todo-Poderoso: pois não se deve pensar que Deus o Pai faz o que quer, e Deus o Filho não faz o que quer. Uma Vontade do Pai e do Filho, porque uma Natureza. Pois é impossível que a vontade do Filho se separe em qualquer grau da vontade do Pai. Deus e Deus; ambos um Deus: Todo-Poderoso e Todo-Poderoso; ambos Um Todo-Poderoso.

Um Só Deus

Não introduzimos dois Deuses como alguns fazem, que dizem, Deus o Pai e Deus o Filho, mas um Deus maior, o Pai, e um Deus menor, o Filho. Ambos são o quê? Dois Deuses? Você se envergonha de falar, se envergonha de acreditar. Senhor Deus o Pai, você diz, e Senhor Deus o Filho: e o próprio Filho diz: “Ninguém pode servir a dois senhores.” Em Sua família estaremos de tal modo, que, como em uma grande casa onde há o pai de uma família e ele tem um filho, assim devemos dizer, o Senhor maior, o Senhor menor? Rejeite tal pensamento. Se você faz para si mesmo tal coisa em seu coração, está criando ídolos em uma alma. Rejeite completamente. Primeiro acredite, depois entenda.

Um Pai Todo-Poderoso e um Filho Todo-Poderoso

Agora, a quem Deus dá que, ao acreditar, logo entende; isso é dom de Deus, não fraqueza humana. Ainda assim, se você ainda não entende, acredite: Um Deus o Pai, Deus Cristo o Filho de Deus. Ambos são o quê? Um Deus. E como ambos são chamados de um Deus? Como? Você se admira? Nos Atos dos Apóstolos, “Havia,” diz, “nos crentes, uma só alma e um só coração.” Havia muitas almas, a fé as fez uma. Tantos milhares de almas havia; eles se amavam, e muitos são um: amavam a Deus no fogo da caridade, e de serem muitos chegaram à unidade da beleza. Se todas essas muitas almas o carinho do amor fez uma alma, qual deve ser o carinho do amor em Deus, onde não há diversidade, mas completa igualdade!

Se na terra e entre os homens poderia haver tão grande caridade como de tantas almas para fazer uma alma, onde o Pai do Filho, o Filho do Pai, tem sido sempre inseparável, poderiam ambos ser outro que não um Deus? Apenas, essas almas podem ser chamadas tanto muitas almas quanto uma alma; mas Deus, em Quem há conjunção inefável e mais elevada, pode ser chamado um Deus, não dois Deuses.

A Vontade do Pai e do Filho

O Pai faz o que Ele quer, e o que Ele quer faz o Filho. Não imagine um Pai Todo-Poderoso e um Filho não Todo-Poderoso: é erro, apague isso dentro de você, não deixe isso permanecer em sua memória, não deixe ser bebido em sua fé, e se por acaso alguém de vocês tiver bebido, vomite. Todo-Poderoso é o Pai, Todo-Poderoso o Filho. Se o Todo-Poderoso não gerou o Todo-Poderoso, Ele não gerou um verdadeiro Filho. Pois o que dizemos, irmãos, se o Pai sendo maior gerou um Filho menor do que Ele? O que disse eu, gerou? O homem gera, sendo maior, um filho sendo menor: é verdade: mas isso porque um envelhece, o outro cresce, e ao crescer atinge a forma de seu pai.

O Filho de Deus, se Ele não cresce porque nem Deus pode envelhecer, foi gerado perfeito. E sendo gerado perfeito, se Ele não cresce, e não permaneceu menor, Ele é igual. Para que você saiba que o Todo-Poderoso gerou o Todo-Poderoso, ouça Aquele que é a Verdade. Aquilo que a Verdade diz por Si mesma, é verdade. O que diz a Verdade? O que diz o Filho, que é a Verdade? “Tudo o que o Pai faz, isso também o Filho faz igualmente.” O Filho é Todo-Poderoso, em fazer todas as coisas que Ele quer fazer. Pois se o Pai faz algumas coisas que o Filho não faz, o Filho mentiu ao dizer: “Tudo o que o Pai faz, isso também o Filho faz igualmente.”

Mas porque o Filho falou a verdade, acredite: “Tudo o que o Pai faz, isso também o Filho faz igualmente,” e você acreditou no Filho que Ele é Todo-Poderoso. Essa palavra, embora vocês não tenham dito no Credo, é isso que expressaram quando acreditaram no Único Filho, Ele mesmo Deus. O Pai tem algo que o Filho não tem? Isso dizem os heréticos arianos blasfemos, não eu. Mas o que eu digo? Se o Pai tem algo que o Filho não tem, o Filho mente ao dizer: “Tudo o que o Pai tem, é meu.” Muitos e incontáveis são os testemunhos pelos quais se prova que o Filho é o verdadeiro Filho de Deus Pai, e o Pai Deus tem Seu Filho verdadeiro, e Pai e Filho são um Deus.

A Obra de Cristo

Mas este Único Filho de Deus, o Pai Todo-Poderoso, vamos ver o que Ele fez por nós, o que Ele sofreu por nós. Nascido do Espírito Santo e da Virgem Maria. Ele, tão grande Deus, igual ao Pai, nascido do Espírito Santo e da Virgem Maria, nascido humilde, para assim curar os orgulhosos. O homem se exaltou e caiu; Deus se humilhou e o levantou. A humildade de Cristo, o que é isso? Deus estendeu a mão ao homem caído. Nós caímos, Ele desceu: estávamos abatidos, Ele se inclinou. Vamos nos agarrar e levantar, para não cairmos no castigo. Então, Sua inclinação para nós é esta, Nascido do Espírito Santo e da Virgem Maria. Sua própria Natividade como homem, é humilde, e é elevada. Como humilde? Que como homem Ele nasceu de homens. Como elevada? Que Ele nasceu de uma virgem. Uma virgem concebeu, uma virgem deu à luz, e após o nascimento ainda era virgem.

A Paixão de Cristo

O que vem a seguir? Sofreu sob Pôncio Pilatos. Ele estava no cargo como governador e foi o juiz, esse mesmo Pôncio Pilatos, quando Cristo sofreu. No nome do juiz há uma marca dos tempos, quando Ele sofreu sob Pôncio Pilatos: quando Ele sofreu, foi crucificado, morto e sepultado. Quem? O quê? Por quem? Quem? O Único Filho de Deus, nosso Senhor. O quê? Crucificado, morto e sepultado. Por quem? Por ímpios e pecadores. Grande condescendência, grande graça! O que render ao Senhor por tudo que Ele me deu?

A Natividade Eterna de Cristo

Ele foi gerado antes de todos os tempos, antes de todos os mundos. Gerado antes. Antes de quê, Ele em Quem não há antes? Não imagine nenhum tempo antes dessa Natividade de Cristo pela qual Ele foi gerado do Pai; dessa Natividade estou falando pela qual Ele é Filho de Deus Todo-Poderoso, Seu Único Filho nosso Senhor; disso estou falando primeiro. Não imagine nessa Natividade um começo de tempo; não imagine nenhum espaço de eternidade em que o Pai existia e o Filho não existia. Desde quando o Pai existiu, desde então o Filho. E o que é esse desde, onde não há começo? Portanto, sempre Pai sem começo, sempre Filho sem começo. E como, você perguntará, Ele foi gerado, se Ele não tem começo? Do eterno, coeterno. Em nenhum momento o Pai existiu e o Filho não, e ainda assim Filho do Pai foi gerado.

De onde vem alguma semelhança? Estamos entre coisas da terra, estamos na criatura visível. Que a terra me dê uma semelhança: não dá nenhuma. Que o elemento das águas me dê alguma semelhança: não tem de onde dar. Algum animal me dê uma semelhança: nem isso pode. Um animal, de fato, gera, tanto o que gera quanto o gerado: mas primeiro é o pai, e depois nasce o filho. Vamos encontrar o coetâneo e imaginá-lo coeterno. Se pudermos encontrar um pai coetâneo com seu filho, e um filho coetâneo com seu pai, vamos acreditar em Deus Pai coetâneo com Seu Filho, e Deus Filho coeterno com Seu Pai. Na terra podemos encontrar algum coetâneo, não podemos encontrar nenhum coeterno. Vamos esticar o coetâneo e imaginá-lo coeterno.

Cristo na Eternidade

Alguém, talvez, o esticará, dizendo: Quando é possível encontrar um pai coetâneo com seu filho, ou filho coetâneo com seu pai? Para que o pai gere, ele vai antes na idade; para que o filho seja gerado, ele vem depois na idade: mas esse pai coetâneo com o filho, ou filho com o pai, como pode ser? Imaginemos o fogo como pai, seu brilho como filho; veja, encontramos os coetâneos. No instante em que o fogo começa a existir, nesse instante ele gera o brilho: nem fogo antes do brilho, nem brilho depois do fogo. E se perguntarmos, qual gera qual? O fogo gera o brilho, ou o brilho o fogo? Imediatamente você concebe pelo senso natural, pelo senso inato de suas mentes todos vocês gritam, O fogo o brilho, não o brilho o fogo. Aqui você tem um pai começando; aqui um filho ao mesmo tempo, nem antes nem depois.

Aqui então um pai começando, aqui um filho ao mesmo tempo começando. Se mostrei um pai começando, e um filho ao mesmo tempo começando, acredite no Pai não começando, e com Ele o Filho também não começando; um eterno, o outro coeterno. Se você continuar aprendendo, entenderá: esforce-se para continuar. O ser nascido, você tem; mas também o crescimento, você deve ter; porque ninguém começa sendo perfeito. Quanto ao Filho de Deus, de fato, Ele poderia nascer perfeito, porque foi gerado sem tempo, coeterno com o Pai, muito antes de todas as coisas, não na idade, mas na eternidade.

Cristo na Plenitude dos Tempos

Ele então foi gerado coeterno, da qual geração o Profeta disse, Sua geração quem declarará? gerado do Pai sem tempo, Ele nasceu da Virgem na plenitude dos tempos. Essa natividade teve tempos antes dela. No tempo oportuno, quando Ele quis, quando Ele sabia, então nasceu: pois não nasceu sem Sua vontade. Nenhum de nós nasce porque quer, e nenhum de nós morre quando quer: Ele, quando quis, nasceu; quando quis, morreu: como quis, nasceu de uma Virgem: como quis, morreu; na cruz. O que quis, fez: porque era de tal modo Homem que, invisível, era Deus; Deus assumindo, Homem assumido; Um Cristo, Deus e Homem.

A Cruz de Cristo

De Sua cruz o que direi, o que falarei? Esta forma extrema de morte Ele escolheu, para que nenhum tipo de morte pudesse amedrontar Seus Mártires. A doutrina que mostrou em Sua vida como Homem, o exemplo de paciência demonstrou em Sua Cruz. Ali, você tem o trabalho, que foi crucificado; exemplo do trabalho, a Cruz; recompensa do trabalho, Ressurreição. Ele nos mostrou na Cruz o que devemos suportar, mostrou na Ressurreição o que devemos esperar. Como um mestre consumado nas competições da arena, Ele disse, Faça e suporte; faça o trabalho e receba o prêmio; lute na competição e você será coroado. O que é o trabalho? Obediência. Qual o prêmio? Ressurreição sem morte. Por que acrescentei, sem morte? Porque Lázaro ressuscitou, e morreu: Cristo ressuscitou, não morre mais, a morte não terá mais domínio sobre Ele.

A Paciência de Jó

A Escritura diz: “Você ouviu da paciência de Jó, e viu o fim do Senhor.” Quando lemos as grandes provações que Jó suportou, faz uma pessoa tremer, faz uma pessoa se encolher, faz uma pessoa tremer. E o que ele recebeu? O dobro do que havia perdido. Não deixe um homem, portanto, com o olho nas recompensas temporais, estar disposto a ter paciência, e dizer a si mesmo, Deixe-me suportar a perda, Deus me dará filhos duas vezes mais; Jó recebeu o dobro de tudo, e gerou tantos filhos quantos havia enterrado. Isso não é o dobro?

Louvor a Deus

Não deixe ninguém dizer, Deixe-me suportar males, e Deus me retribuirá como retribuiu a Jó: que não seja mais paciência, mas avareza. Pois se não fosse paciência o que aquele Santo tinha, nem uma resistência corajosa de tudo o que lhe acontecia; o testemunho que o Senhor deu, de onde ele deveria ter? Você observou, diz o Senhor, meu servo Jó? Pois não há ninguém como ele na terra, um homem sem culpa, verdadeiro adorador de Deus. Que testemunho, meus irmãos, mereceu este homem santo do Senhor!

E ainda assim, uma mulher má procurou persuadi-lo a se deixar enganar, ela também representando aquela serpente, que, assim como no Paraíso, enganou o homem que Deus fez primeiro, assim também aqui sugerindo blasfêmia pensou ser capaz de enganar um homem que agradava a Deus. Que coisas ele sofreu, meus irmãos! Quem pode ter tanto para sofrer em sua propriedade, sua casa, seus filhos, sua carne, até mesmo em sua própria esposa que foi deixada para ser sua tentadora! Mas mesmo ela que foi deixada, o diabo teria levado embora há muito tempo, mas a manteve para ser sua ajudante: porque por Eva ele dominou o primeiro homem, por isso manteve uma Eva.

A Resposta de Jó

Que coisas ele sofreu então! Perdeu tudo o que tinha; sua casa caiu; queria que fosse tudo! A casa esmagou também seus filhos. E, para ver que a paciência tinha grande lugar nele, ouça o que respondeu: “O Senhor deu, o Senhor tirou; como agradou ao Senhor, assim foi feito; bendito seja o nome do Senhor.” Ele tirou o que deu, perdeu quem deu? Ele tirou o que deu. Como se dissesse, Ele tirou tudo, deixe-O tirar tudo, envie-me embora nu, e deixe-me ficar com Ele. O que me faltará se eu tiver Deus? Ou qual é o bem de todo o resto para mim, se eu não tiver Deus?

A Tentação de Jó

Então chegou à sua carne, ele foi atingido por uma ferida da cabeça aos pés; ele era uma chaga ambulante, uma massa de vermes rastejantes: e mostrou-se imóvel em seu Deus, permaneceu fixo. A mulher queria, como ajudante do diabo, não confortadora do marido, levá-lo a blasfemar contra Deus. Até quando, disse ela, você sofre tanto; diga alguma palavra contra o Senhor, e morra. Então, porque ele havia sido rebaixado, ele seria exaltado. E o Senhor fez isso, para mostrar aos homens; quanto ao Seu servo, Ele guardou coisas maiores para ele no céu. Assim, Jó que foi rebaixado, Ele exaltou; o diabo que foi exaltado, Ele rebaixou: porque Ele rebaixa um e exalta outro.

Mas não deixe nenhum homem, meus queridos irmãos, quando sofrer tribulações semelhantes, esperar uma recompensa aqui: por exemplo, se sofrer alguma perda, não deixe talvez dizer, “O Senhor deu, o Senhor tirou; como agradou ao Senhor, assim foi feito: bendito seja o nome do Senhor;” apenas com a intenção de receber duas vezes mais. Deixe a paciência louvar a Deus, não a avareza. Se o que você perdeu procura receber de volta em dobro, e por isso louva a Deus, é por avareza que louva, não por amor.

Jó e a Esperança

Não imagine isso como o exemplo daquele santo homem; você se engana. Quando Jó estava suportando tudo, não esperava ter o dobro de volta. Tanto em sua primeira confissão quando suportou suas perdas, e enterrou os corpos mortos de seus filhos, quanto na segunda quando já estava sofrendo tormentos de chagas em sua carne, você pode observar o que estou dizendo. De sua primeira confissão as palavras são assim: “O Senhor deu, e o Senhor tirou; como agradou ao Senhor, assim foi feito: bendito seja o nome do Senhor.” Ele poderia ter dito, “O Senhor deu, e o Senhor tirou; Aquele que tirou pode dar novamente; pode trazer mais do que tirou.” Ele não disse isso, mas, “Como agradou ao Senhor,” disse ele, “assim foi feito:” porque isso O agrada, deixe-me agradar; não deixe o que agradou ao bom Senhor desagradar ao Seu servo submisso; o que agradou ao Médico, não desagrade ao paciente.

Ouça sua outra confissão: “Você falou,” disse ele à sua esposa, “como uma das mulheres tolas. Se recebemos o bem da mão do Senhor, por que não suportamos o mal?” Ele não acrescentou, o que, se tivesse dito, seria verdade. O Senhor é capaz tanto de trazer de volta minha carne à sua condição anterior, quanto o que Ele tirou de nós, fazer multiplicar mais: para que não parecesse que suportava na esperança disso. Não foi o que ele disse, não foi o que ele esperava.

Mas, para que aprendêssemos, o Senhor fez isso por ele, não esperando por isso, pelo qual deveríamos aprender, que Deus estava com ele: porque se Ele não tivesse também restaurado para ele essas coisas, havia a coroa de fato, mas oculta, e não poderíamos vê-la. E por isso o que diz a divina Escritura ao exortar à paciência e esperança das coisas futuras, não recompensa das coisas presentes? “Você ouviu da paciência de Jó, e viu o fim do Senhor.” Por que é, a paciência de Jó, e não, Você viu o fim do próprio Jó? Você abriria a boca pelo dobro; diria, Graças a Deus; deixe-me suportar: eu recebo o dobro, como Jó. Paciência de Jó, fim do Senhor.

O Fim do Senhor

A paciência de Jó sabemos, e o fim do Senhor sabemos. Que fim do Senhor? “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” São as palavras do Senhor pendurado na cruz. Ele deixou como que para a felicidade presente, não deixou para a imortalidade eterna. Nisto está o fim do Senhor. Os judeus O prendem, os judeus insultam, os judeus O amarram, coroam-No com espinhos, desonram-No com escarros, açoitam-No, sobrecarregam-No com ultrajes, penduram-No na árvore, perfuram-No com uma lança, por fim O enterram. Ele foi como que deixado: mas por quem? Por aqueles que O insultavam.

A Ascensão de Cristo

Portanto, você deve ter paciência, para que possa ressuscitar e não morrer, isto é, nunca morrer, assim como Cristo. Pois assim lemos, “Cristo ressuscitado dentre os mortos não morre mais.” Ele subiu ao céu: acredite. Ele está sentado à direita do Pai: acredite. Sentar-se, entenda habitar: como [em latim] dizemos de qualquer pessoa, “Nesse país ele permaneceu (sedit) três anos.” A Escritura também tem essa expressão, que tal pessoa permaneceu (sedisse) em uma cidade por tal tempo. Isso significa que ele se sentou e nunca se levantou? Por essa razão, as habitações dos homens são chamadas de sedes (sedes).

Onde as pessoas estão sentadas (neste sentido), estão sempre sentadas? Não há levantar-se, caminhar, deitar-se? E ainda assim são chamadas de sedes (sedes). Desta forma, então, acredite em uma habitação de Cristo à direita de Deus Pai: Ele está lá. E não deixe seu coração dizer a você, O que Ele está fazendo? Não queira buscar o que não é permitido encontrar: Ele está lá; isso basta para você. Ele é abençoado, e da bem-aventurança que é chamada a mão direita do Pai, de bem-aventurança é o nome, a mão direita do Pai.

O Juízo Final

Pois se tomarmos carnalmente, então porque Ele se senta à direita do Pai, o Pai estará à sua esquerda. É consistente com a piedade colocá-los juntos assim, o Filho à direita, o Pai à esquerda? Lá é tudo mão direita, porque não há miséria lá. De lá Ele virá para julgar os vivos e os mortos. Os vivos, que estarão vivos e permanecerão; os mortos, que terão ido antes. Também pode ser entendido assim: Os vivos, os justos; os mortos, os injustos. Pois Ele julga ambos, rendendo a cada um o que é seu.

A Promessa do Reino

Aos justos Ele dirá no julgamento, “Vinde, benditos de meu Pai, recebei o reino preparado para vocês desde o início do mundo.” Para isso se preparem, para isso esperem, para isso vivam, e assim vivam, para isso acreditem, para isso sejam batizados, para que se diga a vocês, “Vinde, benditos de meu Pai, recebei o reino preparado para vocês desde a fundação do mundo.” Para os da esquerda, o que? “Vão para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos.” Assim serão julgados por Cristo, os vivos e os mortos. Falamos da primeira natividade de Cristo, que é sem tempo; falamos da outra na plenitude dos tempos, natividade de Cristo da Virgem; falamos da paixão de Cristo; falamos da vinda de Cristo para o julgamento.

A Perfeição da Trindade

Tudo foi falado, que era para ser falado de Cristo, o Único Filho de Deus, nosso Senhor. Mas ainda não é a Trindade perfeita. Segue-se no Credo, “E no Espírito Santo.” Esta Trindade, um Deus, uma natureza, uma substância, um poder; mais alta igualdade, sem divisão, sem diversidade, carinho perpétuo do amor. Você quer saber que o Espírito Santo é Deus? Seja batizado, e você será Seu templo.

O Espírito Santo

O Apóstolo diz, “Não sabeis que os vossos corpos são o templo do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes de Deus?” Um templo é para Deus: assim também Salomão, rei e profeta, foi ordenado a construir um templo para Deus. Se ele tivesse construído um templo para o sol ou a lua ou alguma estrela ou algum anjo, Deus não o condenaria? Porque, portanto, ele construiu um templo para Deus, mostrou que adorava a Deus. E do que ele construiu? De madeira e pedra, porque Deus dignou fazer para Si mesmo por Seu servo uma casa na terra, onde pudesse ser perguntado, onde pudesse ser lembrado.

Do qual o bem-aventurado Estêvão diz, “Salomão edificou-lhe uma casa; mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos.” Se então nossos corpos são o templo do Espírito Santo, que tipo de Deus é aquele que construiu um templo para o Espírito Santo? Mas era Deus. Porque se nossos corpos são um templo do Espírito Santo, o mesmo construiu este templo para o Espírito Santo, que construiu nossos corpos. Ouça o Apóstolo dizendo, “Deus temperou o corpo, dando maior honra ao que faltava;” quando ele estava falando dos diferentes membros para que não houvesse cismas no corpo.

Deus criou nosso corpo. A relva, Deus criou; nosso corpo, quem criou? Como provamos que a relva é criação de Deus? Aquele que veste, o mesmo cria. Leia o Evangelho, “Se então a relva dos campos,” diz ele, “que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, Deus assim veste.” Ele, então, cria quem veste. E o Apóstolo: “Insensato, o que semeias não é vivificado, se não morrer; e o que semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o grão nu, como de trigo, ou de qualquer outra semente; mas Deus dá-lhe um corpo como quis, e a cada uma das sementes o seu próprio corpo.”

A Divindade do Espírito Santo

Se então é Deus quem constrói nossos corpos, Deus quem constrói nossos membros, e nossos corpos são o templo do Espírito Santo, não duvide que o Espírito Santo é Deus. E não acrescente como um terceiro Deus; porque Pai, Filho e Espírito Santo é um Deus. Acreditem assim. Segue-se após a recomendação da Trindade, “A Santa Igreja.” Deus é apontado, e Seu templo. Pois o templo de Deus é santo, diz o Apóstolo, o qual (templo) sois vós.

A Santa Igreja

Este mesmo é a santa Igreja, a única Igreja, a verdadeira Igreja, a Igreja católica, lutando contra todas as heresias: lutar, pode; ser derrubada, não pode. Quanto às heresias, todas saíram dela, como ramos inúteis podados da videira: mas ela mesma permanece em sua raiz, em sua Videira, em sua caridade. As portas do inferno não prevalecerão contra ela. Perdão dos pecados. Você tem este artigo do Credo perfeitamente em você quando recebe o Batismo. Que ninguém diga, Eu cometi este ou aquele pecado: talvez isso não seja perdoado para mim.

O Perdão dos Pecados

O que você fez? Quão grande pecado você cometeu? Nomeie qualquer coisa hedionda que tenha cometido, pesada, horrível, da qual até se arrepie de pensar: fez o que quiser: você matou Cristo? Não há ação pior do que essa, porque também não há nada melhor que Cristo. Que coisa terrível é matar Cristo! Ainda assim, os judeus O mataram, e muitos depois acreditaram Nele e beberam Seu sangue: são perdoados pelo pecado que cometeram.

Quando você for batizado, mantenha uma boa vida nos mandamentos de Deus, para que guarde seu Batismo até o fim. Eu não digo que você viverá aqui sem pecado; mas são pecados leves, sem os quais esta vida não é possível. Por causa de todos os pecados foi providenciado o Batismo; por causa dos pecados leves, sem os quais não podemos estar, foi providenciada a oração. O que tem a Oração? “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” Uma vez por todas temos a lavagem no Batismo, todos os dias temos a lavagem na oração. Apenas, não cometa aquelas coisas pelas quais deve ser separado do corpo de Cristo: que estejam longe de você! Pois aqueles que você viu fazendo penitência, cometeram coisas hediondas, seja adultérios ou alguns crimes enormes: por essas eles fazem penitência. Porque se fossem pecados leves, para apagá-los a oração diária seria suficiente.

O Perdão na Igreja

De três maneiras, então, os pecados são perdoados na Igreja; pelo Batismo, pela oração, pela maior humildade da penitência; ainda assim, Deus não perdoa pecados, exceto aos batizados. Os próprios pecados que Ele perdoa primeiro, Ele não perdoa, exceto aos batizados. Quando? Quando são batizados. Os pecados que são depois perdoados mediante oração, mediante penitência, a quem Ele perdoa, é aos batizados que Ele perdoa. Pois como podem dizer, “Pai nosso,” aqueles que ainda não nasceram como filhos? Os Catecúmenos, enquanto forem tais, têm sobre si todos os seus pecados. Se Catecúmenos, quanto mais Pagãos? Quanto mais hereges? Mas para os hereges não mudamos seu batismo. Por quê? Porque têm batismo da mesma maneira que um desertor tem a marca do soldado: assim também estes têm Batismo; têm-no, mas para serem condenados por isso, não coroados. E ainda assim, se o próprio desertor, sendo emendado, começar a cumprir o dever como soldado, alguém se atreve a mudar sua marca?

A Ressurreição da Carne

Nós acreditamos também na ressurreição da carne, que foi antes em Cristo: para que o corpo também possa ter esperança do que foi antes em sua Cabeça. A Cabeça da Igreja, Cristo: a Igreja, o corpo de Cristo. Nossa Cabeça ressuscitou, subiu ao céu: onde está a Cabeça, também os membros. De que maneira a ressurreição da carne? Para que alguém não pense por acaso que é como a ressurreição de Lázaro, para que saibam que não é assim, é acrescentado, “Para a vida eterna.” Deus te regenere! Deus te preserve e te guarde! Deus te leve seguro até Ele mesmo, que é a Vida Eterna. Amém.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *