close-up photography of maple leafs with shallow depth of field
|

Arminianismo: A Segurança da Salvação

Podemos perder a salvação?

Um verdadeiro crente nascido de novo pode perder sua salvação? Ou ele persistirá na fé? Os arminianos concordam sobre a depravação total da humanidade e nossa incapacidade de fazer escolhas espirituais por conta própria. Concordamos que a obra expiatória de Cristo na cruz foi para todos no mundo. Concordamos que a graça de Deus é resistível e que podemos recusar sua oferta de salvação. E concordamos que a eleição de Deus é condicional à nossa resposta à sua graça preveniente com fé. Mas os arminianos estão divididos quanto à segurança da salvação; a salvação pode ser perdida, ou os verdadeiros crentes sempre persistirão na fé?

Podemos perder a salvação?

Essa questão sobre a segurança da salvação, ou segurança eterna, é carregada de emoção. É especialmente assim para aqueles com familiares que fizeram uma profissão pública de fé e depois a abandonaram. Acreditar que seus entes queridos estarão com você no céu, em vez de sofrer destruição, é reconfortante. E pode oferecer segurança ao crente morno. Aquele que acredita que, embora não esteja atualmente caminhando com Cristo, fez um compromisso com ele no passado e, portanto, ainda está salvo. Mas, por mais atraente que a ideia possa ser, se contradiz o que a Bíblia ensina, é uma falsa esperança.

O que a Bíblia ensina sobre a segurança da salvação? Infelizmente, em nenhum lugar ela diz explicitamente que a salvação pode ou não ser perdida. Se dissesse, não haveria debate sobre isso. Em vez disso, devemos examinar as Escrituras cuidadosamente para ver o que dizem sobre isso.

Vale a pena apontar que minha compreensão deste assunto diverge da maioria dos que defendem a soteriologia arminiana. Mas, desde o início, os arminianos discordaram entre si neste ponto, o que não deve ser surpresa. Este artigo analisará os argumentos de ambos os lados deste debate. Mas, no final, refletirá minha própria compreensão que será enfatizada.

O argumento a favor da segurança da salvação

Várias passagens são usadas para apoiar a crença de que a salvação não pode ser perdida. Judas 1:24, “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis diante da sua glória com grande alegria”, é uma delas. Este versículo afirma que Deus pode me guardar de cair e é capaz de me apresentar irrepreensível diante do Pai. Aqueles que defendem a segurança na salvação veem este versículo como ensinando que Deus faz o necessário para nos manter seguros. Não é por nossos próprios esforços.

O suporte bíblico

João 10:28-29 diz que Jesus nos dá “vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” Quem, ou o que, poderia nos arrebatar das mãos tanto do Filho quanto do Pai? Deus é maior do que todos e capaz de nos proteger de qualquer um que busque nossa destruição.

Em Efésios 4:30, Paulo nos diz para não “entristecer o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” O selo era uma forma de garantir segurança e prevenir adulterações. Se somos selados até o dia da redenção, então não há chance de apostasia; nossa segurança eterna está garantida.

Uma das passagens mais conhecidas é João 3:16. Aqui, Jesus diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Deus deu vida eterna a todos que creem em Jesus. Esta vida é eterna; como algo que é eterno pode ser tirado?

E o que pode ser a passagem mais usada para apoiar a segurança eterna é Romanos 8:38-39. “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Nada em toda a criação pode nos separar do amor de Deus.

Deus nos manterá seguros

Juntas, essas passagens expressam segurança em nosso relacionamento com Deus. Deus é forte o suficiente para que ninguém possa nos separar dele. Fomos conhecidos por Deus, redimidos por Cristo e selados pelo Espírito, adotados na família de Deus. Não há possibilidade de cair da graça de Deus. E se alguém parecer ter feito isso, é mais provável que nunca tenha sido salvo em primeiro lugar.

Outro argumento a favor da segurança eterna vem do Calvinismo. Aqui se ensina que Deus nos escolheu incondicionalmente e nos chamou irresistivelmente para si. Segue-se então que não há possibilidade de queda. Não foi realmente minha escolha vir a Cristo. E não seria minha escolha me remover de sua graça. Mas, claro, essa lógica não funciona da perspectiva arminiana, pois não aceitamos nem a eleição incondicional nem a graça irresistível.

Os argumentos contra a segurança da salvação

A Bíblia está repleta de passagens que expressam nossa necessidade de perseverar até o fim, não nos afastar e permanecer fiéis. Veja as passagens na lista abaixo, todas elas expressam um aviso contra o afastamento.

  • E sereis odiados por todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mateus 10:22, Marcos 13:13)
  • Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10:33)
  • E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mateus 24:12-13)
  • Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas, como não têm raiz, crêem apenas por algum tempo, e na hora da tentação se desviam. (Lucas 8:13)
  • Jesus respondeu: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lucas 9:62)
  • Todo ramo em mim que não dá fruto, ele o corta (João 15:2)
  • Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará; e os apanham, lançam no fogo e se queimam. (João 15:6)
  • É verdade. Eles foram quebrados pela incredulidade, mas você permanece firme pela fé. Então, não se orgulhe, mas tema. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Observe, então, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com os que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na sua bondade. Caso contrário, você também será cortado. (Romanos 11:20-22)
  • Por este evangelho sois salvos, se retiverdes firmemente a palavra que vos preguei. Caso contrário, você acreditou em vão. (1 Coríntios 15:2)
  • Estou admirado de que vocês estejam se afastando tão rapidamente daquele que os chamou pela graça de Cristo, para um evangelho diferente. (Gálatas 1:6)
  • Conservando a fé e a boa consciência, que alguns rejeitaram e naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, que entreguei a Satanás para que aprendam a não blasfemar. (1 Timóteo 1:19-20)
  • Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e doutrinas de demônios. (1 Timóteo 4:1)
  • Se perseverarmos, também reinaremos com ele; se o negarmos, ele também nos negará. (2 Timóteo 2:12)
  • Vede, irmãos, que não haja em algum de vós um coração mau e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. (Hebreus 3:12)
  • Pois temos participado de Cristo, se, de fato, retivermos firme até o fim a confiança que tivemos no princípio. (Hebreus 3:14)
  • Pois é impossível, para aqueles que uma vez foram iluminados, que provaram o dom celestial, que se tornaram participantes do Espírito Santo, que provaram a boa palavra de Deus e os poderes da era vindoura, e depois caíram, serem renovados para arrependimento, visto que, para seu próprio dano, estão crucificando de novo o Filho de Deus e o expondo ao opróbrio. (Hebreus 6:4-6)
  • Desejamos que cada um de vocês mostre esta mesma diligência até o fim, para que o que vocês esperam seja plenamente realizado. (Hebreus 6:11)
  • Mas nós não pertencemos àqueles que retrocedem e são destruídos, mas àqueles que têm fé e são salvos. (Hebreus 10:39)
  • Pois se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, novamente se enredarem nelas e forem vencidos, seu último estado se tornou pior do que o primeiro. Melhor lhes teria sido não conhecerem o caminho da justiça, do que, depois de conhecê-lo, voltarem atrás do santo mandamento que lhes foi dado. Isso lhes aconteceu conforme o verdadeiro provérbio: “O cão volta ao seu próprio vômito” e “A porca lavada volta a revolver-se na lama.” (2 Pedro 2:20-22)

Levando a sério os avisos sobre cair

Repetidamente, somos avisados sobre cair, incentivados a perseverar até o fim. Por que isso aconteceria se não houvesse possibilidade de cair? Todas essas passagens são direcionadas aos crentes, às pessoas que estavam seguindo Cristo e acreditavam ser salvas. Aqueles que afirmam que a salvação não pode ser perdida reconhecem que esses são avisos verdadeiros. Mas que os avisos são eficazes e os verdadeiros crentes os atenderão e, assim, não serão perdidos. Mas isso pareceria deixar em aberto a possibilidade de que, se os avisos não tivessem sido dados, os crentes poderiam ter caído e se perdido novamente. Nem explica 1 Timóteo 1:19-20, onde Himeneu e Alexandre rejeitaram a fé e naufragaram; os avisos pareceram ineficazes pelo menos no caso deles.

A necessidade da fé persistente

Agora, se fosse verdade que a eleição fosse incondicional e a graça irresistível, então um crente deveria ser incapaz de se remover da graça de Deus. Mas o arminianismo não aceita nenhuma dessas doutrinas, defendendo em vez disso uma eleição condicional e uma graça resistível. Há um sinergismo envolvido em entrar em um relacionamento com Deus. Nossa parte humana é limitada à submissão à oferta graciosa de salvação de Deus. Mas nossa fé é um requisito para a salvação.

Mas a fé persistente não é um requisito para persistir na salvação? Hebreus 3:14 diz: “Temos participado de Cristo, se, de fato, retivermos firme até o fim a confiança que tivemos no princípio.” Só participaremos de Cristo se perseverarmos até o fim. Parece que o sinergismo está envolvido. Não apenas no ato inicial da salvação, mas também ao longo de nossa caminhada com Cristo. Deus não permitirá que ninguém ou nada nos tire dele. Mas essas passagens não dizem nada sobre eu me remover de seus cuidados. Estou protegido enquanto persistir na fé. Se eu não o fizer, então estou pior do que no começo (2 Ped 2:20-22).

Três fases da salvação

Com muita frequência, quando falamos sobre salvação, referimo-nos a algo em nosso passado; fomos salvos. Embora eu não me lembre do dia específico, lembro muito bem da ocasião da minha salvação, à qual eu volto periodicamente. Mas a salvação é mais do que isso. As Escrituras também falam sobre salvação no tempo presente e futuro; estou sendo salvo e serei salvo.

Santificação

Filipenses 2:12-13 dá a referência mais clara ao tempo presente para a salvação, quando Paulo diz aos crentes em Filipos: “Portanto, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Este versículo expressa o sinergismo envolvido em nossa salvação contínua; Deus está operando em nós para realizar sua vontade, mas também somos instruídos a ‘desenvolver’ nossa salvação. Não podemos fazer nada além da obra de Deus, mas somos chamados a cooperar com Ele.

A obra do Espírito Santo

Esta fase da salvação é mais comumente chamada de santificação ou crescimento na semelhança de Cristo. A santificação é principalmente a obra do Espírito Santo em nossas vidas, moldando e nos transformando em pessoas que serão úteis no serviço de Deus. Mas, como a passagem anterior expressa, o Espírito Santo trabalha conosco, não contra nós. Minha vontade livre não é removida quando venho a Cristo; preciso continuar escolhendo a rendição em vez da resistência. Há várias passagens que expressam as consequências de iniciar a jornada com Cristo, mas não concluí-la.

Lucas 9:62 é tão claro quanto qualquer outro quando “Jesus respondeu: ‘Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.’” Se começarmos a arar, mas em algum momento nos desviarmos da tarefa em questão, então Jesus nos diz que não somos aptos para seu serviço. Somente se continuarmos, permanecendo em Cristo (João 15:1-6), seremos frutíferos; o resultado da falta de frutos é ser cortado da videira e lançado no fogo.

Glorificação

A terceira fase da salvação é o que acontece no final desta vida, frequentemente chamada de glorificação. 1 Pedro 1:5 expressa isso da melhor forma para mim quando Pedro, falando sobre os crentes, diz: “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.” Estamos esperando uma salvação que está prestes a ser revelada. É reminiscente da revelação de uma obra de arte; sabemos que está lá, mas como ela é ainda é um mistério.

Assim é com nossa salvação; sabemos que está nos aguardando, mas o que realmente envolve está além do nosso conhecimento. Em vez disso, aguardamos ansiosamente. Mais adiante neste capítulo, Pedro diz, em 1 Pedro 1:9, que estamos “alcançando o alvo da vossa fé, a salvação das vossas almas.” A salvação de nossas almas ainda está no futuro e é algo que aguardamos.

Paulo expressa um pensamento semelhante em Romanos 13:11, dizendo-nos “que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando aceitamos a fé.” Nossa salvação está cada vez mais próxima. Embora tenhamos sido e estamos sendo salvos, também esperamos ser salvos. O provérbio “não acabou até que a gorda cante” é bastante apropriado aqui. A salvação não está completa enquanto vivermos neste mundo.

Perseverando até o fim

Quando você olha para as passagens na seção “Argumentos Contra a Segurança da Salvação”, encontrará várias que expressam a necessidade de perseverar até o fim, manter firme, ou de outra forma expressar a importância de não abandonar sua fé. Você poderia quase dizer que alguém não poderia perder sua salvação porque, de uma maneira muito real, não a temos enquanto vivermos na carne. Devemos ter uma fé perseverante para chegar ao fim e, finalmente, experimentar a salvação. Mais importante do que como você começa a vida cristã é como você a termina.

Segurança da salvação

Arminius parecia ser vago sobre o assunto da segurança na salvação. Mas parece que ele aceitava a possibilidade de que uma pessoa pudesse se afastar da fé e se perder. Os primeiros Remonstrantes expressaram que era um assunto que precisava de mais estudo e, pelo menos inicialmente, recusaram-se a tomar uma posição. Charles Wesley, o arminiano mais proeminente depois do próprio Arminius, acreditava que a salvação poderia ser perdida. Geralmente, aqueles que defendem o arminianismo clássico aceitam que é possível para uma pessoa se afastar da fé. Eles seriam geralmente chamados de arminianos de 5 pontos. Aqueles que argumentam que a salvação não pode ser perdida são considerados arminianos de 4 pontos.

Então, se é possível para alguém perder sua salvação, cair da graça, é possível ter a certeza de sua salvação? A resposta a isso depende em grande parte do que causaria a perda da salvação.

Um exemplo

Conheci um jovem casal piedoso há muitos anos, e o jovem marido me disse algo que me deixou atônito na época e que nunca esqueci. Ele disse que, se ele olhasse para uma mulher com luxúria em seu coração, saísse para a estrada, fosse atropelado por um caminhão e morresse, iria para o inferno. Sua salvação dependia de buscar perdão para cada pecado à medida que o cometia.

Por mais que eu admirasse e respeitasse esse jovem casal, não encontro isso ensinado nas Escrituras em lugar algum, exceto por um mal-entendido de 1 João 5:18, “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado,” e passagens semelhantes nessa carta.

Existe um pecado imperdoável?

Se eu não perco minha salvação com cada pecado, há algum pecado específico que pode me remover da graça de Deus? 1 João 5:16 diz: “Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.” Qual é esse pecado que leva à morte, pecado pelo qual não devemos nem orar? João parece definir duas categorias de pecado, alguns que são perdoáveis e outros que não são.

Mas o que é o pecado imperdoável? Alguns, como a igreja católica romana, especificam alguns pecados específicos como sendo mortais, ou seja, imperdoáveis, enquanto outros são veniais, ou perdoáveis. Outros veem esse pecado imperdoável como a blasfêmia contra o Espírito Santo mencionada por Jesus em Mateus 12:32. E outros veem esse pecado imperdoável como a rejeição do evangelho.

Virando as costas para o evangelho

A rejeição do evangelho parece ser o que Paulo está lidando em Gálatas 5:4, quando diz: “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.” Estas são pessoas que devem ter estado conectadas com Cristo em algum momento; caso contrário, como poderiam ser desligadas dele? O que eles fizeram para serem desligados dele? Eles trocaram o evangelho, e a graça de Deus, pela justificação pela lei, um evangelho diferente. Como resultado, caíram da graça.

E isso parece ser a chave para a questão de perder a salvação. Você abandonou sua fé e a graça de Deus, seja por um evangelho diferente ou apenas para retornar ao mundo? Se sim, então você não perseverou até o fim e não está salvo.

Resumo da ópera

A segurança da salvação não é uma doutrina crítica para os arminianos. Muitos arminianos acreditam na doutrina da Perseverança dos Santos. Enquanto muitos outros, que de outra forma se considerariam arminianos, escolhem não se identificar como arminianos por acreditarem erroneamente que a possibilidade de perder a salvação é uma doutrina central do arminianismo. Muitos chegam ao ponto de se identificarem como calvinistas, e isso é realmente lamentável, pois são realmente arminianos.

O que vem a seguir?

Este artigo foi o sexto estudo de uma série de posts que descreverão a soteriologia arminiana conforme ensinada por Jacob Arminius e John Wesley. Vou focar em seis ensinamentos específicos do arminianismo:

Aviso
As opiniões expressas aqui são exclusivamente minhas e não refletem necessariamente as de qualquer outra pessoa, grupo ou organização. Embora eu acredite que reflitam os ensinamentos da Bíblia, sou um ser humano falível e sujeito a mal-entendidos. Por favor, sinta-se à vontade para deixar qualquer comentário ou pergunta sobre este post na seção de comentários abaixo. Estou sempre interessado no seu feedback.

Sobre às Fontes:

Sou grato à Sociedade dos Arminianos Evangélicos por este esboço e vou utilizar muitos de seus recursos. Também usarei “Teologia Arminiana: Mitos e Realidades” de Roger Olson e “Cristianismo Clássico: Uma Teologia Sistemática” de Thomas Oden, os “Cinco Artigos da Remonstrância”, alguns “sermões de John Wesley, e obviamente, “As Obras de Jacó Armínio” como recursos para este estudo.

Posts Similares

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *