At 9:31 – Uma igreja encorajada pelo Espírito Santo

At 9:31 – Uma igreja encorajada pelo Espírito Santo

PALAVRA:

Atos 9:31 – “A igreja tinha paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria e ia se fortalecendo à medida que andava no temor do Senhor. E, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número”. ( Atos 9:31 )

INTRODUÇÃO:

Era uma vez, um dia de verão escaldante, com sol forte e sem nuvens no céu. As pessoas estavam suando e ofegantes, procurando sombras e abanando-se com as mãos para tentar se refrescar. Mas não havia muito o que fazer, a não ser esperar o sol se pôr e a temperatura cair.

De repente, uma brisa começou a soprar. Era um vento leve e refrescante, que trazia um alívio bem-vindo para quem estava sofrendo com o calor. As pessoas olhavam para cima, buscando a fonte do vento, mas não havia nada além de um céu azul e sem nuvens. O vento parecia simplesmente ter surgido do nada, como um presente divino para aqueles que estavam sofrendo.

Assim como esse vento refrescante, o Espírito Santo é assim. Às vezes, a vida pode ficar difícil. E isso pode deixar você exausto e querer desistir. Mas então o Espírito Santo vem e, como uma brisa suave, lhe dá o encorajamento necessário para continuar.

No capítulo 9 de Atos, a igreja estava em uma fase difícil. Depois que Estêvão foi morto por sua fé (cf. At 7) uma grande perseguição se espalhou por Jerusalém, e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos por toda a Judéia e Samaria (cf. At 8). Essa perseguição continuou por algum tempo, mas agora a igreja estava desfrutando de um tempo de paz durante o qual foi fortalecida e encorajada pelo Espírito Santo.

Então, hoje, quero refletir sobre a frase “encorajados pelo Espírito Santo”. O que isso quer dizer? Como o Espírito Santo nos encoraja? E quais são os resultados disso?

I. O Espírito Santo é uma Pessoa

Primeiro, precisamos esclarecer algo sobre o Espírito Santo. Ele é uma pessoa, não uma força ou influência enviada por Deus ao mundo.

Deus é uma única entidade, mas que se manifesta em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não devemos pensar no Espírito Santo como uma força sem personalidade., assim como não consideramos o Pai ou o Filho dessa maneira. O Espírito Santo é uma pessoa, tal como o Pai e o Filho.

Ocorre que, normalmente, associamos a palavra “pessoa” a um corpo, mas o Espírito Santo não tem um corpo, e isso pode dificultar nossa compreensão de que ele é uma pessoa. No entanto, Deus Pai também não tem um corpo. A Bíblia nos diz que Deus é Espírito, não carne. Jesus só teve um corpo quando nasceu como ser humano neste mundo. Deus é Espírito, mas ainda é uma pessoa, na verdade, ele é três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Isso é importante quando pensamos em ser encorajados pelo Espírito Santo. Existe uma grande diferença entre ser incentivado por uma pessoa e ser incentivado por algo impessoal. Por exemplo, podemos ser incentivados pelas circunstâncias. Podemos ser incentivados por algo que lemos ou vemos. Até o bom tempo pode nos incentivar (principalmente quando se vai para o retiro). Mas isso é completamente diferente de ser incentivado por outra pessoa.

Quando alguém nos estende a mão e nos encoraja, é algo mais pessoal! O encorajamento pessoal nos toca profundamente porque há intenção e relacionamento. Me lembro de Jônatas no Antigo Testamento. Ele foi até Davi no deserto quando Davi estava fugindo e “o ajudou a encontrar forças em Deus”. (1 Samuel 23:16) Penso em Barnabé no Novo Testamento. O nome de Barnabé significa “Filho do Encorajamento”. (Atos 4:36) Barnabé encorajou a igreja em Antioquia e depois foi procurar Saulo em Tarso e o trouxe de volta a Antioquia, encorajando-o também. (Atos 11:22-26)

Quando o Espírito Santo o encoraja, há uma interação pessoal. Existe uma intenção e um relacionamento. A pessoa do Espírito Santo se aproxima de você como pessoa e te encoraja como indivíduo. E isso é maravilhoso.

II. O que significa ser encorajado pelo Espírito Santo? ( João 14:16-17 )

Então, o que significa ser encorajado pelo Espírito Santo? A palavra “encorajado” no versículo 31 é traduzida da palavra grega “paraklesis”. Isso pode ser traduzido como “exortação, conforto ou encorajamento”. Significa literalmente “chamado a estar ao lado de”, representando alguém que se aproxima para ajudar, apoiar confortar, fortalecer e encorajar.

Houve uma cena muito bonita que ilustrou o significado da palavra “encorajamento” nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona, Espanha. (Veja o vídeo — link)

O corredor britânico Derek Redmond estava competindo na prova de 400 metros. Ele já havia quebrado o recorde nacional britânico nessa prova. Nas Olimpíadas anteriores, ele precisou desistir da prova dez minutos antes devido a uma lesão no tendão de Aquiles. Agora, quatro anos depois, ele estava lá, pronto para competir, determinado a ganhar uma medalha nos 400 metros. Seu pai estava assistindo nas arquibancadas.

Durante as semifinais, Redmond estava liderando a corrida e faltavam apenas 175 metros para a linha de chegada quando o tendão da coxa direita estourou de repente e ele caiu no chão enquanto todos os outros corredores passavam por ele em direção à linha de chegada. Mais uma vez, seu sonho olímpico foi arrancado dele. Mas Redmond estava determinado a terminar a corrida, então ele se levantou e começou a mancar em direção à linha de chegada. Ele sentia uma dor visível a cada passo e não estava claro se ele conseguiria.

De repente, seu pai se levanta da arquibancada. Ele pula na pista, passando pelos seguranças, e vem ao lado do filho na pista. Ele coloca o braço em volta da cintura do filho e o incentiva a continuar. E enquanto 65.000 pessoas no estádio se levantam em aplausos, pai e filho seguem juntos pela pista até a linha de chegada. Derek Redmond não ganhou sua medalha olímpica. Mas com a ajuda de seu pai, ele terminou a corrida.

A. O Espírito Santo vem ao seu lado para ajudar. ( João 14:16 )

Essa é uma visão muito bonita do que a palavra “encorajamento” significa. Ser encorajado pelo Espírito Santo significa que Ele vem ao seu lado para te ajudar, lhe dando encorajamento pessoal quando você está sofrendo. Em João 14, Jesus usou uma forma relacionada dessa palavra como um nome para o Espírito Santo. Ele diz: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador,[d]
que nunca os deixará. É o Espírito da verdade.”

A palavra traduzida como “Encorajador” em João 14 é “parakletos” em grego, que significa “Encorajador, Ajudador, Consolador, Conselheiro”. Este é um dos nomes do Espírito Santo nas Escrituras. Em outras palavras, o Espírito Santo nos ajuda e encoraja porque é assim que Ele é. É de Sua natureza nos encorajar e ajudar.

B. O Espírito Santo habita em você. ( João 14:17 )

Então, o que significa ser encorajado pelo Espírito Santo? Em primeiro lugar, o Espírito Santo ajuda você quando precisa. Em segundo lugar, o Espírito Santo vive em você. Jesus disse em João 14:17: “O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês.” Se você conhece Cristo, o Espírito Santo não apenas te ajuda, mas também vive em você. Isso é algo incrível que Jesus ensinou. Quando você conhece Cristo, Deus vive em você através do Espírito Santo.

Além disso, às vezes, seus amigos e familiares não podem estar presentes para encorajá-lo quando você precisa. A verdade é que muitos deles gostariam de estar, mas como seres humanos, somos limitados. Às vezes, estamos separados pela distância, pelas emoções ou pelo pecado. Mas, se você é um cristão, o Espírito Santo sempre está presente para ajudá-lo e encorajá-lo. Não há lugar onde você possa ir onde o Espírito Santo não possa ajudá-lo porque Ele vive em você. Mas observe que o encorajamento do Espírito Santo é apenas para aqueles que O conhecem e O aceitam. (João 14:17)

C. O Espírito Santo nunca o deixará. ( João 14:16 )

O que significa ser encorajado pelo Espírito Santo? Significa que o Espírito Santo está ao seu lado para ajudar. Que o Espírito Santo habita dentro de você. E em terceiro lugar, o Espírito Santo nunca te deixará.

Você pegou isso no versículo 16? Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará”. ( João 14:16 ) Deus deu seu Espírito Santo para estar com você para sempre. Não importa onde você vá, o Espírito Santo está lá com você. Não importa a hora ou a circunstância, ele nunca vai te deixar. Ele sempre estará ao seu lado para ajudá-lo, porque esse é quem ele é. Esse é o nome dele. Ele é o Ajudador, o Consolador, o Encorajador.

III. Como o Espírito Santo o encoraja?

Então, como o Espírito Santo nos dá coragem? Vejamos cinco maneiras da Bíblia pelas quais o Espírito Santo te encoraja quando você coloca sua fé em Cristo.

A. Ele ensina a verdade de Deus ( João 14:26 )

Em primeiro lugar, ele ensina a verdade de Deus. Veja João 14:26 . Jesus disse: “Mas quando o Pai enviar o Encorajador, o Espírito Santo, como meu representante, ele lhes ensinará todas as coisas e os fará lembrar tudo que eu lhes disse”. ( João 14:26 )

Agora, este versículo é especialmente importante para os apóstolos que registraram os ensinamentos de Jesus nas Escrituras do Novo Testamento. Mas também é útil para nós, porque o Espírito Santo nos ensina a Palavra de Deus. Sempre que você abrir sua Bíblia, ore: “Espírito Santo, me ensina a tua palavra hoje”. O Espírito Santo te encoraja a aprender a verdade de Deus.

B. Ele lhe dá a paz de Deus ( João 14:27 )

Em segundo lugar, ele lhe dá a paz de Deus. Veja João 14:27 . Jesus disse: “Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se aflijam nem tenham medo”. ( João 14:27 )

Que promessa maravilhosa! Não há paz mais bela, mais sublime, ou mais reconfortante do que a paz de Cristo. E como Jesus nos deixa a sua paz? Ele nos dá o Espírito Santo, que nos encoraja e nos dá a paz de Deus com confiança.

C. Ele o enche com o amor de Deus ( Romanos 5:5 )

Em terceiro lugar, ele o enche com o amor de Deus. Romanos 5:5 diz: “e essa esperança não nos decepcionará, pois sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com seu amor”. ( Romanos 5:5 )

A palavra traduzida aqui como “encher” não significa apenas abastecer um pouco aqui e ali. Significa derramar generosamente, jorrando e transbordando por toda parte. É dessa forma que Deus derrama o seu amor em nossos corações pelo Espírito Santo. O Espírito Santo te encoraja enchendo o seu coração com o maravilhoso amor de Deus.

D. Ele lhe assegura que Deus é seu Pai ( Romanos 8:15-17 )

Uma quarta maneira pela qual o Espírito Santo o encoraja é lhe garantir que Deus é seu Pai. Romanos 8 diz: “Pois vocês…receberam… o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos “Aba, Pai”, pois o seu Espírito confirma a nosso espírito
que somos filhos de Deus. Se somos seus filhos, então somos seus herdeiros e, portanto, co-herdeiros com Cristo. Se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória”.

Quando você coloca sua fé em Cristo, o Espírito Santo lhe assegura que você faz parte da família de Deus. Isso significa que você pode se dirigir a Deus como “Abba, Pai” com confiança. Além disso, como um dos filhos de Deus, você é um herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo. Isso significa que você herdará a promessa de vida eterna e compartilhará da glória de Cristo. Tudo isso faz parte de pertencer à família de Deus. O Espírito Santo te garante que Deus é seu Pai. Tem encorajamento melhor que esse?

E. Ele dá presentes de encorajamento ( Romanos 12:8 )

E em quinto lugar, o Espírito Santo dá o dom de encorajamento. Romanos 12 lista vários dons espirituais dados pelo Espírito Santo, e um deles é o dom de exortação ou encorajamento. Vamos ler (Rm 8.12) “Se seu dom consistir em encorajar pessoas, encoraje-as.” ( Romanos 12:8 )

Amo cantar, tocar, ensinar e liderar, mas esse é provavelmente o meu dom favorito de todos: encorajar pessoas. Gosto de estar ao lado delas, ajudando e incentivando-as a amar a Deus, seguir a Cristo e crescer em sua fé.

Mas mesmo que você não tenha o dom espiritual de encorajar, Deus usa todo o corpo da igreja para encorajar e fortalecer uns aos outros. Ele usa todos os dons do corpo. Como crentes, todos nós temos o Espírito Santo e, portanto, podemos nos unir para ajudar e encorajar uns aos outros. O Espírito Santo usa cada um de nós, todo o corpo de Cristo, para encorajar uns aos outros em nossa fé.

IV. Quais são os resultados?

Por fim, quais são os resultados quando somos encorajados pelo Espírito Santo dessa maneira? Fortalecemos nossa fé no Senhor, nos aproximamos de Deus e alcançamos as pessoas, como vemos em Atos 9:31:

“A igreja tinha paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria e ia se fortalecendo à medida que andava no temor do Senhor. E, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número”. ( Atos 9:31 )

Conforme a igreja era incentivada pelo Espírito Santo, o grupo ficava mais forte e edificado. Eles se aproximavam de Deus, e seguiam as suas orientações. Eles se multiplicaram enquanto encorajavam e ajudavam os outros, espalhando o conforto e o amor de Deus .

CONCLUSÃO:

Então, não se deixe abater pelas circunstâncias ou pelos fracassos. Lembre-se de que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e foi exaltado à direita de Deus Pai. Ele enviou o Espírito Santo para estar com você para sempre, portanto, levante-se!

E ore para que as palavras de Atos 9:31 também sejam verdadeiras para a nossa igreja: que desfrutemos de paz, sejamos fortalecidos e encorajados pelo Espírito Santo. Assim, cresceremos em número ao estendermos a mão aos outros, vivendo no temor do Senhor.

Bênção:

“Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”. ( Romanos 15:13 )


por Diego Gonçalves

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.