Como descobrir a vontade de Deus para você?

Como descobrir a vontade de Deus para você?

Já se perguntou como descobrir a vontade de Deus para você? Ou qual é o plano Dele em sua vida? Ou ainda, como se tornar um instrumento da Sua glória?

Eu quero compartilhar com você uma história que me tocou profundamente e me fez refletir sobre essas questões. É a história de um jovem africano que se converteu ao cristianismo e aprendeu uma lição valiosa sobre fé e obediência.

  • Para um estudo mais aprofundado deste assunto, leia esta resenha.
  • Para ler mais devocionais, clique aqui.

A Oração do Jovem Africano

Esse jovem tinha um desejo ardente de conhecer mais a Deus e de servi-lo com todo o seu coração. Ele orava todos os dias, buscando a direção e a vontade de Deus para a sua vida.

Uma noite, ele orou assim:

“Ó Senhor, Tu és a agulha e eu sou o fio!”

Essa oração pode parecer estranha para nós, mas ela tem um significado muito profundo. Naquele dia, ele havia visitado uma escola e observado algumas meninas que estavam costurando. Ele notou que o fio sempre seguia a agulha, sem resistir, sem questionar, sem se desviar. Ele viu naquela simples tarefa uma profunda verdade espiritual.

Ele entendeu que, assim como o fio segue a agulha, ele deveria seguir a Deus. Ele deveria se entregar totalmente a Ele, confiar em sua sabedoria e soberania, e obedecer aos seus mandamentos. Ele deveria se deixar ser guiado pelo Espírito de Deus, que habita em seu coração.

Ele sabia que, dessa forma, ele estaria cumprindo o plano de Deus para a sua vida. Ele estaria cooperando com Deus na obra de salvação e transformação do mundo. Ele estaria sendo usado por Deus para tecer uma linda história de amor, graça e esperança.

A Lição para Nós

Essa história nos faz pensar em como temos vivido nossa fé. Pergunte a si mesmo: Será que eu tenho sido como o fio que segue a agulha? Será que eu tenho me entregado a Deus, confiado em sua direção e obedecido à sua voz? Será que eu tenho me deixado ser guiado pelo Espírito de Deus?

Ou será que eu tenho sido como o fio que se enrola, se embaraça, se quebra, se perde? Será que eu tenho resistido a Deus, duvidado de sua bondade e desobedecido aos seus princípios? Será que eu tenho me deixado ser guiado pelo meu ego, pelos meus desejos, pelas minhas circunstâncias?

Eu creio que Deus quer que nós sejamos como o fio que segue a agulha. Ele quer que nós tenhamos uma fé simples, sincera e submissa. Ele quer que nós tenhamos uma obediência alegre, voluntária e constante. Ele quer que nós tenhamos uma dependência total, humilde e confiante.

Porque Ele sabe que, assim, nós estaremos vivendo a vida abundante que Ele nos prometeu. Nós estaremos experimentando a paz, a alegria, o amor e a esperança que Ele nos oferece. Nós estaremos realizando a missão, o propósito e o chamado que Ele nos confiou.

O Desafio para Você

Eu quero te desafiar a fazer a mesma oração que o jovem africano fez. Eu quero te convidar a dizer a Deus:

“Ó Senhor, Tu és a agulha e eu sou o fio!”

E depois, eu quero te encorajar a viver de acordo com essa oração. Eu quero te motivar a seguir a Deus, a se entregar a Ele, a confiar nele, a obedecer a Ele, a depender Dele.

E eu quero te garantir que, se você fizer isso, você verá a diferença que isso fará na sua vida. Você verá como Deus vai te conduzir, te abençoar, te usar e te surpreender. Você verá como Deus vai tecer uma linda história na sua vida e através da sua vida.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Provérbios 3:5-6

Que Deus te abençoe e te guarde!


Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.