Theology Books, Bristol Library
|

Um Resumo da Soteriologia Arminiana

Os posts anteriores a este tentaram descrever a soteriologia arminiana ortodoxa. Esta é a doutrina ensinada por Jacó Armínio e John Wesley. Infelizmente, há muitos que afirmam ser arminianos, mas não seguem os ensinamentos de Armínio e Wesley. E muitas vezes nem sabem o que é ensinado. Muitos até entendem o arminianismo como sendo qualquer coisa que não seja o calvinismo. Muitos calvinistas que criticam o arminianismo também desconhecem o que a soteriologia arminiana realmente ensina. E por isso, acabam argumentando o arminianismo de forma desonesta, simplificada e até distorcida.

O que o Arminianismo Não É

Então, o que é o arminianismo? Pode ser útil começar com o que ele não é. O arminianismo não é simplesmente qualquer coisa que não seja calvinismo. O calvinismo é um sistema teológico completo, desenvolvido inicialmente por João Calvino. Jacó Armínio foi um seguidor inicial de Calvin que discordou da soteriologia de Calvin. Ele acreditava que a visão de predestinação de Calvin estava em desacordo com a natureza de Deus. O arminianismo trata da doutrina da salvação e, ao contrário do calvinismo, não aborda batismo infantil, governo da igreja e muitas outras crenças distintivas dos calvinistas.

Contrário à visão que muitos têm da soteriologia arminiana, ela não é semi-pelagianismo. O semi-pelagianismo ensina que o homem é capaz, por si só, de iniciar sua experiência de salvação. Há muitos hoje que defendem essa crença. Mas o arminianismo concorda com o calvinismo que a humanidade é totalmente depravada, sem capacidade inata de buscar a Deus.

Tampouco o arminianismo é o mesmo que o teísmo aberto. O arminianismo acredita que Deus é onisciente em relação ao tempo; que Ele sabia de tudo o que aconteceria antes da criação, mas sem orquestrar cada detalhe. Os proponentes do teísmo aberto acreditam que Deus tem um conhecimento limitado do futuro. O futuro não existe, então como Deus poderia conhecê-lo? E, mesmo que pudesse, o conhecimento do futuro limitaria as escolhas de livre-arbítrio, tornando o futuro fixo e imutável.

Comparando Estruturas Soteriológicas Arminianas e Calvinistas

A seguir, compararemos a soteriologia do arminianismo com o calvinismo. A soteriologia calvinista é frequentemente associada ao acrônimo TULIP, enquanto a soteriologia arminiana não possui um acrônimo universalmente aceito, embora alguns adotem o acrônimo FACTS para sua teologia.

Depravação Total

Este é o único ponto em que ambos concordam. Como consequência da queda, a humanidade é totalmente depravada. Isso não significa que é tão má quanto poderia ser, mas sim que é incapaz, por seus próprios esforços, de vir a Deus para a salvação. Sem a obra da graça de Deus, não pode haver salvação.

Eleição

A soteriologia arminiana sustenta a eleição condicional. Deus elege, ou escolhe, todos aqueles que respondem com fé ao seu dom de salvação. Podemos responder, não por algo inato em nós, mas por causa da capacitação do Espírito Santo através da graça preveniente. A progressão lógica da salvação começa com a obra do Espírito Santo, capacitando a fé; uma resposta humana à oferta de salvação; e depois a regeneração.

A soteriologia calvinista sustenta a eleição incondicional. Deus escolhe soberanamente alguns para a salvação, independentemente de qualquer coisa que o escolhido possa acreditar ou fazer. A ordem lógica na salvação começa com Deus escolhendo os que serão salvos; depois regenerando e concedendo fé aos escolhidos, que então exercem a fé.

Expiação

O arminianismo defende a expiação ilimitada. A obra expiatória de Cristo na cruz foi para todas as pessoas, embora seja eficaz apenas para aqueles que creem. Isso não é universalismo. Embora a expiação tenha sido para todos, apenas aqueles que creem recebem seu benefício.

O calvinismo, por outro lado, geralmente sustenta a expiação limitada. A obra expiatória de Cristo na cruz foi apenas para os eleitos. A expiação está disponível apenas para aqueles que Deus predestinou para a salvação. Alguns calvinistas rejeitam isso e aceitam a expiação ilimitada. Este também é o ponto em que os luteranos discordam dos calvinistas, rejeitando a expiação limitada.

Resistibilidade da Graça

A soteriologia arminiana argumenta que a graça preveniente de Deus, dada ao incrédulo, capacita a fé. A salvação é então oferecida como um presente que pode ser aceito ou rejeitado. A obra do Espírito Santo é resistível.

Em contraste, o calvinismo sustenta a graça irresistível. O Espírito Santo trabalha na vida dos eleitos para trazê-los a um relacionamento com Cristo. Esse trabalho do Espírito Santo é irresistível; todos os predestinados virão à fé.

Persistência da Salvação

Este é o ponto que divide os arminianos. Todos acreditamos que aqueles que persistem em sua fé serão salvos no final. Alguns acreditam que todos os verdadeiros crentes persistirão. Outros aceitam a possibilidade de que os verdadeiros crentes possam virar as costas à graça de Deus e, como resultado, perder a salvação.

A Soberania de Deus

Como você pode ver, existem diferenças significativas em como João Calvino e Jacó Armínio, e seus respectivos seguidores, veem a doutrina da salvação. Mas mais significativo do que essas diferenças é como eles veem o caráter de Deus. Enquanto ambos veem Deus como soberano, eles entendem a soberania de Deus de maneiras diferentes. Para o calvinista, a soberania implica controle completo e total de tudo o que acontece na criação. Se alguém é capaz de realizar alguma ação ou tomar alguma decisão que não esteja sob a direção de Deus, então Deus não é soberano.

Essa questão de entender a soberania de Deus levou Jacó Armínio a rejeitar a soteriologia do calvinismo. Ele via o determinismo divino (Deus determina tudo) como fazendo de Deus o autor do pecado. E isso, para ele, removia qualquer responsabilidade real pelo pecado da humanidade. Se uma pessoa só pode agir de acordo com os decretos de Deus, então quando peca é resultado do decreto de Deus; é o que Deus queria que fizesse. Para Armínio, Deus era soberano sobre toda a sua criação. Mas essa soberania incluía a vontade permissiva de Deus, permitindo que a humanidade agisse em desacordo com a vontade desejada de Deus. Mas, mesmo permitindo o mal, Deus o usa para realizar seu propósito. Nossas escolhas humanas nunca são inesperadas ou permitidas a interferir no propósito de Deus na criação.

A Doutrina da Predestinação

A outra questão que Armínio tinha com o calvinismo de sua época está na doutrina relacionada da predestinação. Calvino modelou sua doutrina da predestinação a partir de Agostinho. Deus escolheu alguns para a salvação antes da criação, independentemente de qualquer coisa que o indivíduo possa ser ou fazer. Deus aparentemente escolhe arbitrariamente alguns para a salvação. Alguns calvinistas também argumentam que Deus escolheu especificamente o restante da humanidade para uma eternidade no inferno. Outros argumentam contra essa dupla predestinação, mas o resultado é o mesmo. Se você não está entre os escolhidos, está entre os condenados. Para Armínio, isso retratava Deus como um monstro; criando alguns humanos sem nenhuma esperança real de escapar das chamas do inferno.

Em vez disso, Armínio, apelando às Escrituras e aos primeiros pais da igreja, argumentou que Deus ama toda a humanidade. E que ele capacita todos a crer. Aqueles que ele prevê que responderão em fé, ele elege, enquanto aqueles que não respondem são condenados. Mas essa condenação é resultado da rejeição da graça de Deus, não uma ação arbitrária da parte de Deus. O calvinista argumentará que minha escolha de aceitar a oferta de graça de Deus é uma ação da minha parte. Assim, fazendo da salvação pelo menos parcialmente baseada em meus próprios esforços. Mas Armínio respondeu que um presente gratuito recebido ainda é um presente gratuito. Aceitar o presente não constitui de forma alguma um mérito da minha parte.

Livre-Arbítrio

Os calvinistas acusam os arminianos de se concentrarem no livre-arbítrio humano, embora também afirmem aceitá-lo de certa forma, porém usando outro termo: “livre-agência”. Mas o uso do livre-arbítrio humano por Armínio não foi para elevar a humanidade. Em vez disso, foi para torná-los responsáveis por seu próprio pecado, em vez de tornar Deus responsável por ele. A salvação não é menos uma obra de Deus porque tenho a capacidade de aceitá-la ou rejeitá-la.

Resumo da Soteriologia Arminiana

Conforme expresso anteriormente, o arminianismo não é um sistema teológico completo. Em vez disso, é uma forma particular de entender a soteriologia, a doutrina da salvação. Deus é nosso criador e ele ama todos aqueles dentro de sua criação. Deus criou o homem como um agente moral autônomo com a capacidade de fazer escolhas reais. Em particular, a escolha de obedecer a Deus ou desobedecê-lo. Deus sabia as escolhas que a humanidade faria e planejou em torno delas. Mas ele não causou a desobediência de Adão e Eva e a queda no pecado. Isso foi uma escolha que eles fizeram livremente por si mesmos.

Somos um Povo Caído

Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus e caíram de seu estado de graça, eles e toda a sua descendência perderam a capacidade de funcionar no reino espiritual. Não podíamos mais andar com Deus no jardim. Não podíamos mais encontrá-lo. E, de fato, não podíamos mais nem buscá-lo ou desejá-lo. Como resultado da queda, nos tornamos totalmente incapazes de desejar ou efetuar um retorno a Deus. A humanidade continuou como agentes morais livres, fazendo o bem e o mal e tomando decisões livres no reino físico. Mas estávamos totalmente mortos no reino espiritual. E, pior ainda, enfrentávamos a condenação eterna.

Deus Providenciou os Meios de Reconciliação

Mas a queda do homem não diminuiu o amor de Deus pela humanidade. Nossa queda foi antecipada antes da criação. E, por causa do amor e da graça de Deus, os meios de reconciliação também foram planejados antes da criação. Esses meios de reconciliação tinham duas partes. A primeira foi o sacrifício expiatório oferecido por Jesus, Deus encarnado. A morte de Jesus na cruz serve para pagar a penalidade pelos pecados de todo o mundo. Jesus morreu no lugar de todos que responderiam com fé a ele.

E isso nos leva à segunda parte dos meios de reconciliação. Em minha própria natureza, não sou capaz de responder a Deus com fé; minha natureza caída não tem essa capacidade. Mas Deus trabalha graciosamente na vida das pessoas para capacitá-las a crer. Libertando nossas vontades depravadas para aceitar o presente que ele oferece.

A Salvação é um Presente Oferecido Gratuitamente

Deus agora nos oferece os meios de salvação, o sacrifício de Jesus. E ele nos dá a capacidade de aceitar seu presente oferecido gratuitamente. Se eu aceitar o presente, sou salvo e meu espírito nasce de novo, capaz de buscar e conhecer a Deus. Se eu rejeitar o presente da salvação, continuo rumo à condenação e destruição. Só se eu aceitar o presente de Deus serei libertado da condenação em que nasci. O presente da salvação que Deus me oferece é totalmente obra dele. Minha aceitação de seu presente oferecido gratuitamente não diminui de forma alguma o presente de sua parte. Nem de forma alguma me torna digno dele.

Desde a criação, Deus predestinou que aqueles que, como um ato de fé, aceitarem seu presente de salvação, serão adotados em sua família. E compartilharão eternamente as bênçãos da filiação. A escolha de Deus por nós não é arbitrária. Em vez disso, é baseada em seu conhecimento de quem responderia a ele com fé. Uma fé que é capacitada por sua graça. Aqueles que se encontram condenados não têm ninguém a culpar, senão a si mesmos. A graça de Deus capacita todos a crer, e a expiação de Jesus é suficiente para todos. Mas essa expiação é aplicada apenas àqueles que respondem com fé.

Os Cinco Solas

Há cinco princípios fundamentais que surgem da Reforma Protestante. Princípios que, de muitas maneiras, definem o que significa ser protestante. Para o arminiano, assim como para todos os verdadeiros protestantes, essas verdades fornecem a estrutura para o que acreditamos e praticamos.

  • Sola Scriptura: A Escritura sozinha é nossa fonte de autoridade. Embora possamos recorrer a fontes humanas para fornecer entendimento ou esclarecimento, a Escritura sozinha é autoritária. A tradição humana e da igreja, bem como credos ou confissões, são secundários à Escritura.
  • Sola Gratia: A salvação é somente pela graça. É unicamente por causa da ação graciosa de Deus em nosso favor que podemos ser salvos. A graça de Deus nos capacita a crer e responder com fé. E sua graça continua a trabalhar em nossas vidas através da regeneração, santificação e glorificação.
  • Sola Fide: A salvação é também somente pela fé. Não há nada que nós, como humanos, possamos fazer para ganhar o favor de Deus ou nos tornar de qualquer maneira aceitáveis a Deus. Todos que vêm a Deus com fé são regenerados.
  • Solus Christus: Cristo sozinho fez tudo o que é necessário para minha salvação. Não há nada que eu possa fazer para adicionar ao que ele fez.
  • Soli Deo Gloria: Toda a glória somente a Deus. Porque minha salvação é totalmente uma obra de Deus, toda a glória por ela deve ir para Deus. E toda a minha vida deve ser vivida de maneira a trazer glória a Deus.

Podemos entender alguns desses Solas de forma um pouco diferente do que outros protestantes, em particular o papel da fé. Mas os arminianos ortodoxos mantêm firmemente esses cinco Solas e, assim, estão firmemente no campo protestante.

Conclusão

Acredito que a soteriologia de Armínio é mais fiel às Escrituras do que a de João Calvino. Ou Martinho Lutero, nesse caso. E acredito que representa melhor o caráter de Deus. Mas também acredito que os protestantes de todos os tipos são devedores a Lutero e Calvino, bem como a outros reformadores iniciais, por ajudar a igreja a recuperar as doutrinas expressas pelos 5 Solas.

Tenho sérias questões com o que vejo como as implicações das visões calvinistas e luteranas da predestinação no caráter de Deus. Mas os considero verdadeiros crentes e irmãos/irmãs na fé. Às vezes, posso ter parecido antagonista em relação à doutrina calvinista, mas isso foi principalmente para ilustrar as diferenças entre as duas. Mas também devo confessar pelo menos alguma irritação com os ataques desinformados dos calvinistas contra a soteriologia arminiana. Digo desinformados porque, na maioria das vezes, estão realmente atacando um espantalho, e não a soteriologia arminiana em si. Espero não ter sido culpado disso. E espero que esta série de posts ajude a esclarecer algumas das desinformações que são tão abundantes em relação à soteriologia arminiana.

Uma Nota Final

Um último ponto a ser feito. Usei bastante o rótulo arminiano durante esta série de posts. Mas arminiano é um rótulo que apenas descreve uma estrutura particular para a doutrina da salvação. Mais propriamente, deve ser identificado como soteriologia arminiana. Em todos os outros aspectos, Armínio ensinou de forma muito alinhada com João Calvino e seus seguidores.

Chegamos ao fim!

Este artigo foi a conclusão do estudo de uma série de posts que descreveram a soteriologia arminiana conforme ensinada por Jacó Armínio e John Wesley. Foquei em seis ensinamentos específicos do arminianismo:

Aviso
As opiniões expressas aqui são exclusivamente minhas e não refletem necessariamente as de qualquer outra pessoa, grupo ou organização. Embora eu acredite que reflitam os ensinamentos da Bíblia, sou um ser humano falível e sujeito a mal-entendidos. Por favor, sinta-se à vontade para deixar qualquer comentário ou pergunta sobre este post na seção de comentários abaixo. Estou sempre interessado no seu feedback.

Sobre às Fontes:

Sou grato à Sociedade dos Arminianos Evangélicos por este esboço e vou utilizar muitos de seus recursos. Também usarei “Teologia Arminiana: Mitos e Realidades” de Roger Olson e “Cristianismo Clássico: Uma Teologia Sistemática” de Thomas Oden, os “Cinco Artigos da Remonstrância”, alguns “sermões de John Wesley, e obviamente, “As Obras de Jacó Armínio” como recursos para este estudo.

Posts Similares

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *