Mt 6:6-7 – A Oração Secreta

Mt 6:6-7 – A Oração Secreta

Jesus ensinou em Mateus 6:6-7 que a oração secreta é vital para nosso relacionamento com Deus. Reserve tempo para estar em Sua presença e ouvi-Lo, bem como conversar com Ele de forma secreta sobre todas as coisas.

Escrito por Diego Gonçalves em 30 de julho de 2021

Palavra:

“Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em segredo. Então seu Pai, que vê em segredo, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” — É o que diz nosso Senhor Jesus em Mateus 6:6-7.

Devocional:

A oração é uma das coisas mais gratificantes da nossa espiritualidade cristã, mas também é uma das mais difíceis de serem cultivadas no terreno da nossa caminhada espiritual. Cristo, que acima de todas as coisas é nosso maior exemplo, passou muitas noites em oração. Ele tinha o costume de orar muito. Seus longos períodos de oração formaram sua história e seu caráter. Com muita propriedade, Ele nos ensina coisas maravilhosas sobre a oração. Eu separei dois pontos para o nosso devocional de hoje:

Primeiro, Jesus nos ensina que devemos orar em segredo! É bom e bíblico orar uns pelos outros publicamente, e isso é muito importante. Mas chama a atenção o fato de que Jesus nos ensina que também devemos fazer orações particulares, em segredo, em um lugar secreto onde Deus está!

Não é maravilhoso saber que cada um de nós tem um lugar secreto em Deus? É nesse lugar secreto que nosso relacionamento com o Pai se aprofundará e nossas vidas serão radicalmente transformadas. Portanto, é vital para nosso relacionamento com Deus reservar tempo para estar em Sua presença e ouvi-Lo. É também essencial para nosso relacionamento com Deus reservar tempo para conversar com Ele de forma secreta, particular, sobre todas as coisas, inclusive sobre aquilo que Ele tem reservado para mim e para você. Afinal, como descobriremos o que Deus tem para nossa vida se não gastarmos tempo no lugar secreto da Sua presença?

O segundo ponto ao qual chamo sua atenção é o fato de que Jesus nos ensina a não “ficar repetindo a mesma coisa” o tempo todo! Embora essa seja a característica de alguns, tenho a convicção profunda de que Jesus está dizendo que a oração tem muito mais a ver com os frutos do nosso coração do que com os frutos dos nossos lábios. Nesse sentido, posso afirmar categoricamente que Jesus, ao nos ensinar sobre a oração, deseja que, ao entrarmos nesse lugar secreto, abramos nossos corações a Deus para que possamos ouvir e entender Seu grande plano de transformação, tanto em nossas vidas quanto no mundo ao nosso redor.

Ademais, certa vez, Madre Teresa disse:

“A oração não é sobre pedir. A oração é colocar-se nas mãos de Deus, à Sua disposição, e ouvir Sua voz no fundo de nossos corações.”

Isso complementa o que C. S. Lewis escreveu:

“Eu oro porque não posso ajudar a mim mesmo. Eu oro porque sou indefeso. Eu oro porque a necessidade flui de mim o tempo todo, andando e dormindo. A oração não muda Deus, muda a mim mesmo.”

Em conclusão, faço as seguintes perguntas:

Como está sua vida de oração? Você precisa de Deus hoje? Você precisa ouvir e sentir a presença Dele em sua vida? Em quais áreas da sua vida você precisa ser mudado através de um encontro com nosso Pai celestial? Reserve um tempo de qualidade na oração e coloque-se nas mãos de Deus, permitindo que Ele, por Sua grande bondade e amor, transforme você.
— — — — — — — — — —

Escrito por Diego Gonçalves.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.